A diretoria do Cruzeiro modificou bastante o elenco do técnico Fernando Seabra com investimentos que superaram os R$ 150 milhões. O clube celeste contratou sete jogadores, como Cássio, Jonathan Jesus, Walace, Matheus Henrique, Fabrizio Peralta, Lautaro Díaz e Kaio Jorge), o que acabou motivando uma limpa no grupo de atletas.
Saíram jogadores que não estavam mais nos planos da equipe ou que precisavam de minutos em campo, mas não conseguiriam jogar depois das contratações feitas para a sequência da temporada de 2024.
Até aqui, quase um time completo deixou o Cruzeiro nos últimos dias. E esse número pode aumentar. No total, dez jogadores já foram realocados em outros clubes. Outros três ainda serão liberados.
Mudanças no elenco
Desde que Pedro Lourenço assumiu o comando da Sociedade Anônima de Futebol (SAF), o Cruzeiro liberou os zagueiros Lucas Oliveira e Neris; o lateral-direito Palacios, o volante Filipe Machado; além dos atacantes Stênio, João Pedro, Rafael Elias “Papagaio”, Matheus Davó, Rafael Bilu e Robert.
Os outros três jogadores que aguardam a definição do futuro são: o zagueiro Weverton, o volante equatoriano José Cifuentes e o volante Fernando Henrique.
Como não será aproveitado por Seabra, o trio treina de forma separada na Toca II. Cifuentes, Weverton e Fernando Henrique devem ser negociados até o dia 2 de setembro, quando a janela de transferências se fechará novamente.
As saídas de jogadores acontecem para que o elenco seja balanceado. Antes da reformulação, o Cruzeiro chegou a ter cerca de 40 atletas inscritos, dentre os jogadores regulares, meninos da base e lesionados.
Muitos goleiros
O Cruzeiro conta com quatro goleiros no elenco principal (Cássio, Anderson, Léo Aragão e Gabriel Grando), o que aumenta ainda mais a concorrência pela posição. Cássio assumiu de forma absoluta a vaga de titular no time de Fernando Seabra. Dessa forma, Anderson perdeu a posição, ficando como reserva imediato.
Gabriel Grando está emprestado pelo Grêmio ao Cruzeiro até o fim de 2024. O goleiro veio para o clube envolvido na negociação que levou Rafael Cabral ao Grêmio. Desde que foi anunciado, em abril, o jogador não teve oportunidade de jogar.
Léo Aragão é uma aposta da diretoria do Cruzeiro. O goleiro também não fez sua estreia e é atualmente o terceiro reserva.
Quem saiu e quem ainda sairá do Cruzeiro
Zagueiros: Lucas Oliveira (empréstimo ao Kyoto Sanga, do Japão), Neris (saída em definitivo para o Vitória)
Lateral: Palacios (empréstimo ao Sport)
Volante: Filipe Machado (saída em definitivo para o Vitória)
Atacantes: Stênio (saída em definitivo para o Karpaty, da Ucrânia), João Pedro (empréstimo ao Mirassol), Rafael Elias (empréstimo ao Kyoto Sanga, do Japão), Matheus Davó (empréstimo ao América-MG), Rafael Bilu (empréstimo ao CRB) e Robert (empréstimo ao FC Copenhagen)
Quem sairá em breve: José Cifuentes, Fernando Henrique e Weverton