Ouvindo...

Times

Matheus Henrique chega a BH e revela por que escolheu o Cruzeiro

Volante, de 26 anos, desembarcou na capital mineira nesta segunda-feira (24) e passará por exames antes de assinar o vínculo de cinco anos

Prestes a ser anunciado como reforço do Cruzeiro, o volante Matheus Henrique, de 26 anos, desembarcou, na manhã desta segunda-feira (24), no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana da capital.

Na chegada, o jogador rasgou elogios ao projeto do Cruzeiro e afirmou que a viagem de Alexandre Mattos, de CEO de futebol do clube celeste, à Itália foi crucial para o desfecho positivo.

“Foi uma negociação rápida com o Cruzeiro, mas estamos indo passo a passo. Não vejo a hora de poder ser de forma oficial jogador do Cruzeiro. Eu dei uma entrevista dizendo que minha ideia era ficar no futebol europeu. Mas, quando escutei o projeto do Cruzeiro, o interesse do Alexandre em ir para a Itália, vi tudo nesse projeto. Estou no meu país, perto da minha família e num grande clube”, disse Matheus Henrique.

“Um projeto vencedor. O Cruzeiro está demonstrando não só pela minha negociação, mas de outros grandes jogadores também. Isso mostra que o Cruzeiro está disposto a estar no lugar de que nunca deveria ter saído, que é brigando por grandes títulos. Fazer os exames hoje, assinar o contrato e ser jogador do Cruzeiro”, completou o volante.

Já em solo mineiro, o meio-campista passará por exames na Toca da Raposa II, em BH, e, na sequência, vai assinar o contrato válido por cinco temporadas. Conforme apuração da Itatiaia, o valor total da negociação pode chegar a 8 milhões de euros (R$ 46,7 milhões) para a compra dos direitos econômicos do volante brasileiro.

Negociação rápida

À Itatiaia, Matheus Henrique também destacou que a negociação com o Cruzeiro foi muito rápida. Depois do acerto, o meio-campista conversou com alguns atletas do elenco de Fernando Seabra.

“Estava de férias aqui. Foi tudo muito rápido. Estava ansioso. A gente sabe que um clube desse tamanho tem o interesse em mim. Conversei com alguns jogadores. Ramiro, Arthur Gomes, Mateus Vital, Cássio. Todos passaram as melhores referências possíveis”, revelou.

Por fim, Matheus Henrique afirmou que evoluiu bastante na Europa.

“Pode ter certeza que, com esse três anos no futebol italiano, eu pude evoluir em relação ao que eu era no Grêmio. Um jogador muito mais preparado a nível mental, físico e tático”, encerrou.

Carreira de Matheus Henrique

Matheus Henrique é jogador do Sassuolo desde 2021, após ser negociado pelo Grêmio por cerca de R$ 60 milhões, e tem contrato com o clube italiano até o fim de junho de 2026. Na temporada 2023/2024, o jogador atuou em 32 jogos (28 como titular), com dois gols e três assistências.

O Sassuolo terminou o Campeonato Italiano na vice-lanterna, na 19ª posição, e acabou rebaixado à Segunda Divisão da temporada 2024/2025. Na Copa da Itália, a equipe de Matheus Henrique caiu nas oitavas de final.

O jogador estreou como profissional em 2015, no São Caetano. Em 2017, Matheus Henrique foi negociado com o Grêmio, onde se destacou. Em 2021, por exemplo, ele foi contratado pelo Sassuolo e também conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O volante também tem passagens pela Seleção Brasileira principal no currículo.

Reforço da ‘era Pedro Lourenço’

Caso seja anunciado, Matheus Henrique será o quinto reforço oficializado do Cruzeiro na “era Pedro Lourenço”. O sócio-majoritário do clube celeste acertou para a próxima janela as contratações do goleiro Cássio, dos atacantes Kaio Jorge e Lautaro Díaz e do zagueiro Jonathan Jesus.

Os volantes Fabrício Peralta, do Cerro Porteño-PAR, e Walace, da Udinese-ITA, também estão acertados com o Cruzeiro e são aguardados em Belo Horizonte.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.
Ana Luiza Pereira é jornalista formada pela PUC Minas. Repórter multimídia da Rádio Itatiaia, dedica-se à cobertura de esportes em geral. Acumula passagens anteriores pela TV Horizonte, Rádio Inconfidência e Rede Minas de Televisão.
Leia mais