Ouvindo...

Times

Cássio, do Cruzeiro, carrega na luva símbolo da causa autista; veja fotos

Novo reforço, de 36 anos, tem uma filha com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Novo reforço do Cruzeiro, Cássio foi a campo pela primeira vez na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (23), para defender uma importante causa. Pai da Maria Luiza, criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o goleiro utilizou luvas com o símbolo de um quebra-cabeça.

Vale destacar que o quebra-cabeça é o principal símbolo do autismo. As diversas cores e em vários formatos geométricos representam as características e as habilidades das pessoas com autismo.

Antes de chegar ao Cruzeiro, quando estava no Corinthians, Cássio já tinha usado luvas especiais com as cores do quebra-cabeça em um treinamento na Neo Química Arena, em São Paulo. O estádio, inclusive, conta com uma sala com isolamento acústico para atender às necessidades de pessoas com autismo.

Assim como a Neo Química Arena, o Mineirão inaugurou, em março deste ano, o Camarote TEA. O espaço, com capacidade para 114 pessoas, foi desenvolvido e mobiliado especialmente para atender às necessidades de pessoas com autismo, além de ter uma especialista em psicopedagogia presente nos jogos.

Na última terça-feira (21), em seu primeiro dia na Toca da Raposa II, Cássio teve contato com membros da “Autistas Cruzeirenses”. Na ocasião, os torcedores desejaram as boas-vindas ao reforço do Cruzeiro e tiraram fotos com o goleiro.

Em setembro de 2022, Cássio revelou que sua filha tem autismo e se emocionou ao falar sobre o tema após ter se reunido com a torcida “Autistas Alvinegros”, do Corinthians.

“Conheci o pessoal, eles estiveram no CT, vi que são pessoas sérias. Nem todos sabem, mas eu tenho uma filha autista, a Maria Luiza, minha filha de quatro anos tem autismo. Eu comecei a pesquisar e ler mais sobre o assunto, sigo páginas de autismo. Como pai, quanto mais eu puder saber sobre autismo, até para dar suporte para minha esposa e para minha filha evoluir, eu vou fazer. O pessoal dos autistas alvinegros é super bacana, você entra no Instagram deles e vê casos de crianças que têm autismo, o que fazer, como agir. Eles têm trazido crianças autistas”, disse à época.

O Dia Mundial da Conscientização ao Autismo é celebrado em 2 de abril, justamente pela importância da causa para a sociedade.

Primeiro treino de Cássio

A manhã desta quinta-feira (23) foi especial na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte. Pela primeira vez desde que foi anunciado como reforço do Cruzeiro, Cássio foi a campo e treinou normalmente com os outros goleiros do elenco celeste.

Ídolo do Corinthians, Cássio havia feito trabalhos internos na Toca da Raposa nessa quarta-feira (22). Agora, ele participou da primeira atividade sob o comando de Robertinho, que está de volta a Belo Horizonte após passagem pelo futebol português. De volta ao clube mineiro, o preparador de goleiros já treinou Léo Aragão, Gabriel Grando e Anderson nessa quarta (22).

Quando Cássio poderá estrear pelo Cruzeiro?

Recebido com festa por uma multidão de torcedores no CT, na última terça (21), Cássio assinou contrato até maio de 2027 com o Cruzeiro. Diante do longo vínculo, a expectativa fica pela estreia do novo reforço.

Como a janela de transferências só será aberta em 10 de julho, Cássio terá que fazer atividades especiais de condicionamento físico até estrear pelo Cruzeiro. A tendência é que, no período, Anderson siga como titular da equipe de Fernando Seabra.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.
Leia mais