Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Larcamón busca, pelo Cruzeiro, mais um título como ‘forasteiro’

Técnico argentino, de 39 anos, foi campeão da Concachampions pelo León, do México, em final contra o Los Angeles FC, dos EUA

Nicolás Larcamón, técnico do Cruzeiro, foi campeão da Concachampions pelo León

Contratado pelo Cruzeiro em dezembro do ano passado, Nicolás Larcamón buscará, pelo clube, mais um título como “forasteiro”. O técnico argentino, de 39 anos, comandará a equipe celeste na final do Campeonato Mineiro, contra o Atlético, nos dias 30 deste mês e 7 de abril.

Considerado um dos melhores treinadores da nova geração argentina, Larcamón pode conquistar o segundo troféu da carreira. Isso porque, no ano passado, quando comandava o León, do México, o “hermano” faturou a Concachampions na decisão contra o Los Angeles FC, dos Estados Unidos, após vitória por 1 a 0 na final única.

Em 2016, Larcamón disputou a final do Apertura do Campeonato Venezuelano pelo Deportivo Anzoátegui, seu primeiro clube na carreira. Na ocasião, o elenco dirigido por ele foi derrotado pelo Zamora e ficou com o vice-campeonato, com gol importante marcado pelo atacante Soteldo, ex-Santos e hoje no Grêmio.

No primeiro jogo da decisão, Deportivo Anzoátegui e Zamora ficaram no empate, por 1 a 1. Já na volta, o Zamora venceu o time de Larcamón, por 3 a 1, e conquistou o troféu da liga nacional.

Primeira final do Mineiro entre argentinos

Curiosamente, o Campeonato Mineiro terá, em 2024, uma final histórica. Na história da competição, será a primeira vez que os dois finalistas serão treinados por argentinos.

Milito e Larcamón já se enfrentaram na carreira

Adversários na final do Campeonato Mineiro, os argentinos Nicolás Larcamón, do Cruzeiro, e Gabriel Milito, do Atlético, já se enfrentaram duas vezes na carreira como treinadores. Apesar do curto retrospecto, os números mostram equilíbrio entre os técnicos da nova geração.

Em 27 de agosto de 2017, sob o comando do Antofagasta, Larcamón levou a melhor no duelo com o O’Higgins, de Milito, por 2 a 0, pela 5ª rodada do Campeonato Chileno. O time do atual treinador do Cruzeiro jogou fora de casa naquela ocasião.

Poucos meses após o primeiro embate, em 18 de fevereiro de 2018, foi a vez de Gabriel Milito “dar o troco”. O O’Higgins derrotou o Huachipato, de Larcamón, pela 3ª rodada da Liga Chilena. A partida ficou 2 a 1 para a equipe mandante.

Larcamón pode ser pioneiro na história do Cruzeiro

Dono da melhor campanha geral do Estadual pelo Cruzeiro, Larcamón pode ser pioneiro na história. Isso porque o clube nunca foi campeão do Mineiro com um estrangeiro no comando.

A última conquista do Cruzeiro foi em 2019, quando derrotou justamente o Atlético na decisão. Naquela oportunidade, com os volantes Lucas Romero e Lucas Silva em campo, o time de Mano Menezes foi bicampeão estadual de forma consecutiva.

Finais entre Atlético x Cruzeiro no século

Neste século, Atlético e Cruzeiro já disputaram 12 finais, com vantagem para a Raposa. O Galo faturou cinco títulos: quatro edições do Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil, enquanto o Cruzeiro foi heptacampeão do Estadual.

Cruzeiro e Atlético farão 100º clássico no século

Finalistas do Campeonato Mineiro, Cruzeiro e Atlético vão disputar o centésimo confronto no século. Ao todo, foram 98 clássicos realizados desde 2001.

No século, o Cruzeiro leva vantagem em duelos com o Atlético. Ao todo, foram 40 vitórias contra 31 triunfos do Galo, além de 27 empates entre os rivais. Desde 2001, o Cruzeiro já marcou 142 gols em clássicos contra o Atlético. Já o Alvinegro balançou as redes 123 vezes.

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia Esporte:

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.

Ouvindo...