Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Matheus Pereira reage à manifestação do Cruzeiro contra racismo

Camisa 10 comentou publicação do Cruzeiro contra o preconceito direcionado ao atacante João Pedro

Matheus Pereira postou o emoji de um punho cerrado, símbolo de resistência contra o racismo

O meia-atacante Matheus Pereira reagiu à manifestação do Cruzeiro contra o racismo. O ato foi praticado em desfavor do atacante João Pedro, um dos jovens promovidos ao time principal celeste nesta temporada.

Em sua conta particular no “X”, antigo Twitter, o camisa 10 postou o emoji do punho cerrado, um símbolo da luta antirracista e que representa solidariedade e apoio a conflitos sociais como a xenofobia, sexismo, entre outras mazelas que fragilizam as relações humanas.

O Cruzeiro publicou em sua conta particular nas redes sociais uma nota de repúdio ao ataque racista sofrido pelo jogador João Pedro. O clube afirmou que tomará medidas cabíveis contra o racismo.

“O Cruzeiro Esporte Clube informa que tomará as medidas cabíveis sobre o caso de racismo contra um de nossos atletas. Reiteramos que nossa instituição tem o compromisso de combater toda e qualquer manifestação desse tipo e não medirá esforços para tal. Racismo é crime e uma luta de todos!”, publicou o Cruzeiro.

O caso

João Pedro foi alvo de preconceito nas redes sociais por parte de torcedores da Raposa após publicar vídeo em que pedia desculpa pelo ato de indisciplina cometido.

O pedido de desculpas foi publicado por João Pedro na tarde desse sábado (24). Nos comentários da postagem, um cruzeirense respondeu: “Se fosse fundo preto ia aparecer só o sorriso uai”. Na sequência, uma outra torcedora: “Você esqueceu da camisa, ela iria aparecer também”. Uma outra publicou: “Se acontecer um cancelamento aqui saibam que eu não tenho nada a ver kkkkkkkkk por favor”.

Na sequência, o primeiro torcedor voltou a comentar: “Cancelamento não existe, é só desinstalar o twitter e continuar a vida”. Após a repercussão negativa do caso, dois dos três usuários que estiveram na conversa excluíram suas contas no X, antigo Twitter. Já a outra restringiu a conta apenas para seus seguidores.

Festa polêmica

Atacante de 21 anos, João Pedro pediu desculpas à torcida após ter sido flagrado em uma festa particular. Nesse sábado (24), um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra o jovem bebendo com Fernando, também atleta da Raposa. Devido ao ato, os dois jogadores foram “barrados” por Nicolás Larcamón da lista de relacionados para o jogo diante do Pouso Alegre, realizado neste domingo (25).

Durante o vídeo de desculpas, João Pedro revelou arrependimento por ter ido à balada antes do duelo pelo Campeonato Mineiro. Ele disse que assumirá as responsabilidades na sequência da carreira e prometeu que o ato não vai mais se repetir. Neste domingo (25), Fernando também publicou vídeo arrependido pela atitude.

“Fala, galera! Passando aqui, primeiramente, para pedir desculpa ao Cruzeiro, à Nação Azul, que nos representa muito. Pedir desculpa à minha família, aos meus amigos, àqueles que acreditam em meu trabalho. Quero dizer que estou extremamente arrependido com esse erro e, através disso, vou assumir a responsabilidade, assumir as consequências disso”, afirmou João Pedro.

Como punição, o atacante treinará de forma separada do grupo por tempo indeterminado. Já Fernando, de 18 anos, deverá voltar a treinar com o time sub-20, segundo apurou a Itatiaia. Ainda de acordo com a reportagem, não foi o primeiro ato de indisciplina do jogador.

Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.

Ouvindo...