Aniversariante do dia e um dos maiores ídolos da história do Cruzeiro, Joãozinho, que completa 70 anos nesta quinta-feira (15), tem justamente o América, adversário celeste nesta noite, no Mineirão, pelo Campeonato Mineiro, como o rival da maior volta por cima que ele precisou dar em sua carreira.
O Bailarino da Toca ficou marcado na história cruzeirense não apenas como o autor do gol do título da primeira Copa Libertadores do clube, em 1976, numa final contra o River Plate, da Argentina, mas também por grandes momentos, como gols em clássicos e dribles desconcertantes.
Mas nem só de alegria foi marcada a carreira de Joãozinho, que teve o Cruzeiro como clube formador e o que mais defendeu na carreira. Em 25 de janeiro de 1981, quando ele era presente constante nas listas do técnico Telê Santana, na preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 1982, na Espanha, ele sofreu uma grave lesão.
Logo no início de um jogo contra o Sampaio Corrêa, do Maranhão, numa disputa com o zagueiro Darci Munique, Joãozinho sofreu uma fratura na perna direita. Isso foi em 25 de janeiro de 1981.
Ficha do jogo entre Cruzeiro e Sampaio Corrêa, em 25 de janeiro de 1981, quando Joãozinho se lesionou
Ele só voltou aos gramados nove meses depois, em 25 de outubro de 1981, justamente num clássico contra o América, pela primeira rodada do hexagonal final da competição.
Ficha do jogo entre Cruzeiro e América em 25 de outubro de 1981, quando Joãozinho voltou a atuar
O Cruzeiro, que era dirigido por outro gênio da bola, Didi, venceu por 2 a 0, gols de Edmar e Jair, mas aquela partida ficou registrada na história por marcar a volta aos gramados de um dos maiores craques do futebol mineiro em todos os tempos, Joãozinho.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.