Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Cruzeiro repete calendário de 17 anos atrás e pode usar 2007 como ‘mapa’

Em 2024, time disputará Mineiro, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileirão; última vez que isso ocorreu foi em 2007

Nicolás Larcamón, técnico argentino do Cruzeiro

Nicolás Larcamón, técnico argentino do Cruzeiro

Gustavo Aleixo/Cruzeiro

A temporada 2024 do Cruzeiro vai reservar a disputa de quatro competições: Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro. A última vez que o clube celeste disputou somente os quatro torneios em um ano foi em 2007.

O ano de 2007 começou turbulento para o Cruzeiro em meio às disputas do Mineiro e da Copa do Brasil. O primeiro baque foi na copa nacional, com eliminação na terceira fase da Copa do Brasil, para o Brasiliense, após derrota por 1 a 0 em casa, no Mineirão, em Belo Horizonte, e empate na volta.

Já no Mineiro, a equipe celeste chegou à final, mas uma goleada de 4 a 0 para o arquirrival Atlético, na ida, deu fim à passagem do então treinador Paulo Autuori - hoje diretor técnico cruzeirense.

Comandado de forma interina por Emerson Ávila, o Cruzeiro venceu a partida de volta por 2 a 0, mas viu o rival vencer o Estadual. Após Ávila, começava a “era Dorival Júnior”, hoje treinador da Seleção Brasileira.

A equipe celeste teve um segundo semestre mais sólido. Apesar disso, também após escolher poupar jogadores na ida, o Cruzeiro caiu na primeira fase da Copa Sul-Americana, eliminado para o Goiás depois de derrota por 2 a 0 e vitória simples por 1 a 0 na volta.

Já no Brasileirão, a constância do Cruzeiro fez a diferença. O time de Dorival Júnior terminou na quinta posição, com 60 pontos. A colocação fez com que o Cruzeiro se classificasse para a Copa Libertadores de 2008 - a equipe estava ausente do torneio desde 2004.

Contexto

Em 2023, o Cruzeiro voltou a disputar o Brasileirão após três anos na Série B. O clube colocou como meta a manutenção na elite e a conquista de uma vaga em um torneio internacional, o que ocorreu.

2024

Há diferenças de 2007 para 2024. A principal delas diz respeito a mudanças em Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, já que agora elas são disputadas ao longo do ano. Em 2007, o torneio nacional se encerrou em junho, enquanto o internacional começou em julho e terminou em dezembro.

Com isso, diferentemente de 2007, o Cruzeiro também terá partidas da Sul-Americana em meio ao Estadual. A forma de disputa da “Sula” também foi alterada, com uma primeira fase de grupos atualmente, enquanto há 17 anos o torneio era definido somente pelos mata-matas.

Campeonato Mineiro e Brasileirão seguem dinâmicas semelhantes, com o torneio nacional começando ao fim do Estadual. O Cruzeiro vai estrear na temporada 2024 na quarta-feira (24), às 19h.

Na ocasião, a equipe celeste enfrentará o Villa Nova, no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela primeira rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro. O primeiro jogo da Copa do Brasil será em fevereiro, enquanto da “Sula” vai ser em março e do Brasileirão em abril.

Leia Também

Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.
Leia mais