O goleiro Rafael Cabral foi uma das peças importantes do Cruzeiro na temporada 2023. Apesar da vasta experiência, o rodado jogador passou por momentos de tensão durante a campanha celeste no Campeonato Brasileiro deste ano.
Após o último jogo do Cruzeiro no ano, o empate em 1 a 1 com o Palmeiras, no Mineirão, na 38ª rodada do Brasileirão, Cabral revelou ter extravasado após a importante vitória sobre o Goiás. A partida contra o Esmeraldino terminou 1 a 0, resultado que tirou o time azul da zona de rebaixamento, na 34ª rodada.
“No jogo com o Goiás, eu chorei como se fosse um título, porque a gente vive isso aqui intensamente, a gente conseguiu um objetivo, que esse era nosso título esse ano”, disse.
O Cruzeiro fechou a 34ª rodada do Campeonato Brasileiro contra o Goiás, depois dos jogos de todos os seus adversários diretos. Naquela ocasião, o time celeste era o 17º colocado e abria o Z4, com 41 pontos.
Ao fim do Brasileirão, o Cruzeiro atingiu os dois objetivos traçados pela diretoria do clube na temporada: permanência na Série e vaga em competição internacional (Sul-Americana).
Apesar da obtenção de tais resultados, a missão foi árdua e garantida nas rodadas finais da competição.
A equipe celeste terminou o Campeonato Brasileiro na 14ª colocação com 47 pontos. Por conta da posição na tabela de classificação, o clube celeste vai embolsar R$ 17,2 milhões. O valor é disponibilizado aos clubes pelos acordos de TV.