O Cruzeiro não entrou em campo no último fim de semana, já que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adiou a partida contra o Fortaleza, finalista (e que ficou com o vice-campeonato) da Copa Sul-Americana. Mesmo sem jogar, o time celeste acabou beneficiado na classificação.
A equipe do técnico Zé Ricardo, mesmo com os jogos dos adversários diretos, não perdeu nenhuma posição na tabela e se manteve no 13ª lugar, com 37 pontos.
Apesar de ter permanecido na mesma posição, a diferença de pontos do Cruzeiro para a zona de rebaixamento diminuiu. Antes da 30ª rodada, o time celeste estava distante seis pontos do Z4.
Agora, com um jogo a menos, cinco pontos separam o Cruzeiro da zona da degola.
Ajuda dos adversários ao Cruzeiro
O primeiro resultado da 30ª rodada benéfico para o Cruzeiro foi a derrota do Bahia por 1 a 0 para o Palmeiras. Caso tivesse vencido, a equipe baiana, que tem 34 pontos, iria para 37, igualaria a pontuação celeste, mas ultrapassaria os mineiros no número de vitórias. Se empatasse, iria aos 35.
Com nada disso aconteceu e o Bahia foi derrotado, o time de Rogério Ceni ficou na 15º colocação.
Goiás x Vasco
Outro resultado positivo para o Cruzeiro foi o empate entre Goiás e Vasco. As equipes ficaram no 1 a 1, “uma segurou a outra”, no estádio da Serrinha, em Goiânia, e se mantêm distantes do time celeste.
O Goiás é o 17º colocado com 32 pontos. O Vasco está na 18ª posição com 31 pontos.
Corinthians x Santos
Outra partida benéfica para o Cruzeiro foi o empate no clássico entre Corinthians e Santos. O 1 a 1 no placar, na Arena Corinthians, também segurou os rivais paulistas na classificação e impediu o Timão de ultrapassar a equipe estrelada.
O Corinthians ficou na 14ª colocação com 37 pontos, a mesma do Cruzeiro, mas com uma vitória a menos (9 a 8). O Santos