O técnico Dorival Júnior,
Dorival, ainda, reconheceu o trabalho feito pela comissão antiga, chefiada por Ramón Díaz. Sob o comando do argentino, o Timão se sagrou campeão paulista sobre o rival Palmeiras.
“Existe um pequeno desequilíbrio pós-conquista de um torneio. É muito difícil chegar em um processo emocional, o clube venceu um campeonato depois de muito tempo. A cada dois dias e meio jogamos uma partida. Com isso, as dificuldades serão grandes. A mesma equipe que sofreu um revés no início de uma semana pode estar ao final dessa com resultados diferentes. Esse é o caminho que eu confio, acredito. Precisamos sanar esse pequeno desequilíbrio”, disse Dorival.
“Não precisamos só ajustar a parte defensiva. É uma equipe. A marcação começa no ataque, vamos tentar uma organização rápida, buscar uma compactação, aproximação... Isso demanda tempo, mas vamos encontrar uma saída”, comentou.
Em relação a reforços, Dorival disse que pretende trabalhar com o que tem à disposição, sem fazer pedidos para a diretoria. Como a Itatiaia tem informado, o Corinthians pretende se movimentar na janela de transferências de julho, mas com foco em jogadores sem contrato.
“O projeto que tem sido desenvolvido. Sempre confiei no trabalho. Nunca cheguei em um clube fazendo pedidos antecipados. Muito mais provocamos vendas do que aquisições. Isso foi em todas equipes que trabalhei. Não chego aqui preocupado em contratações, e sim com aqueles que aqui estão. O que eu quero é que o atleta entenda que não existe ninguém que não seja útil ou que não será aproveitado desde que mostre vontade, trabalho. Espero fazer esse tipo de trabalho que realizei na maioria das equipes que participei”, comentou o treinador.
O contrato do treinador com o Timão é válido até final de 2026. Os auxiliares Lucas Silvestre e Pedro Sotero, e o preparador físico Celso Resende chegam ao clube para compor a comissão técnica do novo comandante.
A estreia de Dorival ocorrerá nesta quarta-feira (30), contra o Grêmio Novorizontino, pela ida da terceira fase da Copa do Brasil. De um dos camarotes do Maracanã,
Essa será a primeira passagem do treinador pelo Timão. Aos 61 anos, Dorival Júnior já treinou todos os rivais regionais do Corinthians: Palmeiras (2014), Santos (2009 e 2015) e São Paulo (2017 e 2023).
O último trabalho de Dorival foi na Seleção Brasileira. O treinador assumiu em janeiro de 2024 e comandou o Brasil por 16 jogos, com 7 vitórias, 7 empates e duas derrotas. Foram 25 gols marcados e 17 gols sofridos.
Antes de assumir a Seleção, o técnico comandou Ceará, São Paulo e Flamengo, com sucesso em todos os clubes. Após bom início no Vozão, foi chamado pelo Rubro-Negro, onde conquistou os títulos da Copa do Brasil e Libertadores em 2022.
Depois de deixar o Flamengo, ele venceu uma Copa do Brasil pelo São Paulo em 2023.
Dorival ocupará o cargo que era de Ramón Díaz no Corinthians. O treinador argentino não resistiu à sequência de derrotas para Palmeiras e Fluminense no Brasileirão.