O Manual do Bruxo - ecossistema de ensino desenvolvido por Ronaldinho Gaúcho - anunciou o ex-jogador César Rodrigues como o seu novo embaixador. Com passagens por clubes relevantes do futebol mundial, como
Destaque por onde passou, César ficou marcado por sua inteligência dentro das quatro linhas e a capacidade de encontrar atalhos pelo campo. Atuando ao lado de craques de elite, como Adriano Imperador, Luís Figo, Zlatan Ibrahimovic, Esteban Cambiasso, Hernán Crespo, Dejan Stankovic e muitos outros, o ex-atleta absorveu o conhecimento necessário para dar início a sua carreira como treinador, já somando passagens pelas categorias de base da própria Lazio e do Frosinone, ambos da Itália.
“Tive de enfrentar muitas dificuldades ao longo da vida para chegar ao patamar que atingi no futebol europeu e no Corinthians. Há milhares de jovens ao redor do planeta buscando realizar o sonho de se tornar jogador profissional. A função do Manual do Bruxo é justamente permitir que essa garotada fique um pouco mais perto de sua realização ao absorver o aprendizado de um dos maiores jogadores que já existiu. Estou muito orgulhoso de fazer parte deste projeto, ainda mais com um papel tão fundamental”, celebrou César Rodrigues, embaixador do Manual do Bruxo.
César estará presente nas primeiras seletivas de jovens talentos do Manual do Bruxo. O ex-jogador aplicará seus conhecimentos para ajudar a proporcionar um ambiente favorável para que os atletas possam desempenhar da melhor forma possível, além de avaliar os principais destaques em cada categoria.
“O Manual do Bruxo tem crescido cada vez mais e, com a chegada do César, reforçamos nosso time e fortalecemos ainda mais nosso posicionamento no mercado do futebol”, afirmou Sergio Estevam Jr., presidente executivo da Growth Venture, empresa responsável pelo projeto.
Disponível para o público desde janeiro de 2025, o Manual do Bruxo tem sido tratado como um case de sucesso no universo de avaliações para jovens talentos. Abrigando milhares de inscrições, o programa oferece aulas detalhadas, separadas em módulos específicos de aprendizado. O projeto ainda garante a participação de integrantes em seletivas que serão realizadas ao redor do mundo.
César iniciou sua carreira em clubes menores de São Paulo, como Juventus, São Caetano e União Barbarense, antes de se transferir para a Lazio em 2001. O atleta ainda defendeu a Internazionale antes de se transferir para o Corinthians em 2006.
Depois de passagem curta pelo Timão, César voltou ao futebol italiano, onde atuou por Inter, Livorno, Bologna e Pescina.