Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Corinthians no WhatsApp

Corinthians vai disputar 7ª final na Neo Química Arena; veja retrospecto

Timão enfrenta o Palmeiras nesta quinta-feira (27) pela grande decisão do Campeonato Paulista

Corinthians e Palmeiras se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h35 (de Brasília), na volta da final do Campeonato Paulista. Pela 7ª vez, a Neo Química Arena será palco de uma decisão em mata-matas.

No retrospecto geral, o Timão possui apenas uma vitória em seus domínios nesse contexto, justamente na última vez que se sagrou campeão. O triunfo foi contra o São Paulo, por 2 a 1, na decisão do Paulista de 2019.

O Corinthians empatou três vezes em Itaquera em decisões, sendo que a igualdade por 1 a 1 contra a Ponte Preta, em 2017, sacramentou o título estadual daquele ano. Os empates por 0 a 0 com o Palmeiras (2020), no Paulistão, e Flamengo (2022), na Copa do Brasil, foram pela ida, e o Timão perderia ambos os duelos de volta nas penalidades máximas.

Por fim, o Corinthians perdeu por 2 a 1 para o Cruzeiro na grande final da Copa do Brasil de 2018 e para o Palmeiras, na ida da decisão do Paulista do mesmo ano. Contra o Verdão, porém, a equipe se recuperaria na volta e venceria o título nos pênaltis.

O Timão tem a Neo Química Arena como um trunfo na temporada de 2025. Considerado um dos melhores mandantes do Brasil, a equipe não sabe o que é perder em seus domínios há sete meses, somando todas as competições.

O último revés do Corinthians na Arena foi para o Red Bull Bragantino, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana de 2024. O Timão perdeu o duelo de virada por 2 a 1, mas passou de fase nas penalidades máximas, com grande atuação do goleiro Hugo Souza.

Leia também

Desde então, o Corinthians acumula 18 vitórias e quatro empates. No último compromisso contra o Palmeiras em Itaquera, pelo Brasileirão de 2024, o Timão levou a melhor por 2 a 0, com gols de Rodrigo Garro e Yuri Alberto.

O Corinthians venceu o Verdão por 1 a 0 na ida da decisão, no Allianz Parque, e joga por um empate nesta quinta-feira. Para ser campeão no tempo normal, a equipe de Abel Ferreira precisa vencer o Alvinegro por pelo menos dois gols de diferença, enquanto um triunfo com vantagem mínima leva a final para as penalidades máximas.

Veja o retrospecto do Corinthians em finais na Neo Química Arena:

7/5/2017 - Corinthians 1 x 1 Ponte Preta (jogo de volta do Paulista)
31/3/2018 - Corinthians 0 x 1 Palmeiras (jogo de ida do Paulista)
17/10/2018 - Corinthians 1 x 2 Cruzeiro (jogo de volta da Copa do Brasil)
21/4/2019 - Corinthians 2 x 1 São Paulo (jogo de volta do Paulista)
5/8/2020 - Corinthians 0 x 0 Palmeiras (jogo de ida do Paulista)
12/10/2022 - Corinthians 0 x 0 Flamengo (jogo de ida da Copa do Brasil)

Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.
Leia mais