O começo meteórico de Memphis Depay no Corinthians já supera outras contratações impactantes nos últimos anos do futebol brasileiro. Em somente dez partidas pelo clube paulista, o holandês acumula sete participações diretas em gol, além da influência na equipe em meio à luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Os números impressionam levando em conta outros jogadores que vieram ao futebol brasileiro após passagem de sucesso na Europa. No caso do meia-atacante Willian, que jogou no próprio Corinthians, o número de participações diretas em gols é o mesmo, mas com vantagem de Memphis pelos tentos anotados.
Na volta ao Timão, Willian fez um gol e distribuiu seis assistências em 45 jogos.
Mais recentemente, James Rodríguez foi outro astro com passagem frustrante no Brasil. Vestindo a camisa do São Paulo, além de deixar o clube sob contestações da torcida, o colombiano fez dois gols e deu quatro assistências.
Os piores números recaem sobre Douglas Costa, que defendeu o Grêmio em 2021. O “Raio”, que esteve na campanha de rebaixamento do Tricolor Gaúcho, disputou 28 jogos e marcou três gols, além de duas assistências.