Nessa segunda-feira (4), o Corinthians venceu o Palmeiras por 2 a 0 e quebrou um tabu de mais de três anos sem vencer o rival. Parte disso se deve à preparação feita pelo técnico Ramón Díaz, que montou os treinamentos táticos de maneira curiosa.
Conforme apurou a Itatiaia, na véspera da partida, Ramón Díaz chamou praticamente a equipe Sub-20 do Corinthians para emular o Palmeiras de Abel Ferreira em situações de jogo. Os jovens foram instruídos a seguir os mesmos padrões de jogo utilizados pelo treinador português no Alviverde. Praticamente um “sparring”, termo utilizado para simulações de luta nos treinamentos dos pugilistas.
Assim, o time de juniores era responsável por pressionar os profissionais na saída de bola da mesma forma que a comissão esperava que o Palmeiras fizesse. Houve essa mesma simulação também em treinamentos de bola parada e sistema defensivo.
Embora não tenha sido uma partida de amplo domínio do Corinthians, a equipe conseguiu criar diversas oportunidades de gol no Dérbi a partir de contra-ataques. Em três oportunidades, Yuri Alberto chegou a ficar cara a cara com Weverton - tendo feito um dos gols em uma delas.
Ramón Díaz tem dado espaço aos jovens da base na maioria dos treinamentos no CT Dr. Joaquim Grava. A equipe Sub-20 do Timão segue em preparação para disputa da Copa São Paulo, em janeiro.