O Corinthians abriu boa vantagem sobre o Fortaleza nas quartas de final da Copa Sul-Americana. Mesmo ao poupar alguns jogadores, o Timão conseguiu ser eficiente e fez 2 a 0, gols de Igor Coronado e Yuri Alberto, no confronto de ida, nesta terça-feira (17), na Arena Castelão, na capital cearense. O placar poderia ter sido até maior, com várias chances perdidas pelo Corinthians em uma noite apagada do Leão em casa.
Com o resultado, os paulistas podem perder por um gol de diferença na próxima terça-feira (24) que avançam para a semifinal da competição continental. O Fortaleza precisa vencer por dois gols de diferença para levar a definição da vaga para as cobranças de pênaltis, ou por três para se classificar direto. O jogo na Neo Química Arena, em São Paulo, será às 21h30 (de Brasília).
O Corinthians tenta a devolver a eliminação de 2023 para o rival cearense. O Fortaleza passou na semifinal da Sul-Americana em 2023 por 3 a 1 no placar agregado.
Foi apenas a terceira derrota do Leão como mandante em 2024, e o fim de uma invencibilidade de 22 jogos em casa. A última derrota havia sido em 23 de março, 1 a 0 para o Vitória, pela fase de grupos da Copa do Nordeste. Na Sul-Americana foi a primeira derrota em casa nesta edição, após vencer os quatro jogos anteriores.
O Corinthians volta atenção agora para o Campeonato Brasileiro, competição em que aparece em 18º lugar, com 25 pontos, na zona do rebaixamento após 26 das 38 rodadas. Por esse motivo o técnico Ramón Díaz poupou alguns atletas, como Rodrigo Garro.
Pressão do Timão
O mistão do Corinthians fez um bom início de jogo, ficando com a bola mais do que o Fortaleza. Não conseguia, entretanto, força para finalizar.
Aos poucos, os mandantes foram recuperando bola e suando a principal arma, a velocidade. Em três oportunidades faltou o passe mais preciso para uma condição de finalização melhor.
Sem se intimidar, o Corinthians passou a marcar mais no campo ofensivo, dificultando a saída de bola do Fortaleza. E numa retomada rápida após um tiro de meta, Talles Magno achou Coronado livre, que acertou um chutaço, sem chance de defesa para João Ricardo.
Vojvoda decidiu voltar com o mesmo time, mas com oito minutos viu que nada tinha mudado e resolveu fazer três alterações de uma vez, com as entradas de Pedro Augusto, Marinho e Matheus Rossetto. Mas era o Corinthians que criava, no contra-ataque, e quase ampliou com Talles Magno e Yuri Alberto.
A pressão corintiana continuou, com um Fortaleza que assistia ao rival jogar. João Ricardo precisou salvar outras duas chances claras dos visitantes, e o torcedor no Castelão não perdeu e vaiou muito o seu time, algo raro na era de Juan Pablo Vojvoda, que assumiu como treinador em maio de 2021.
No finalzinho, depois de perder vários gols, o Corinthians conseguiu ampliar com Yuri Alberto, aproveitando falha da defesa do Fortaleza.
Próximos jogos
Antes do confronto de volta da Sul-Americana, Fortaleza e Corinthians jogam pelo Brasileirão no próximo sábado (21). Será a 27ª rodada.
O Tricolor cearense recebe o Bahia, na Arena Castelão, às 21h (de Brasília). Já o Timão enfrenta o Atlético-GO na Neo Química Arena, às 16h (de Brasília).
Fortaleza 0 x 2 Corinthians
Fortaleza
João Ricardo; Tinga, Kuscevic, Titi e Felipe Jonatan; Lucas Sasha (Pedro Augusto), Hércules (Matheus Rossetto) e Pochettino (Machuca); Yago Pikachu (Marinho), Lucero e Breno Lopes (Kervin Andrade). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Corinthians
Hugo Souza; Fagner, Félix Torres, Cacá e Hugo; Charles (Carillo), Breno Bidon, Ryan (Martinez) e Igor Coronado (Garro); Talles Magno (Romero) e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz.
Gols
Igor Coronado (38min1ºT), Yuri Alberto (44min2ºT) para o Corinthians
Cartões Amarelos
Yuri Alberto (Corinthians)
Motivo: ida das quartas de final da Copa Sul-Americana
Data e horário: 17 de setembro de 2024 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Dario Herrera (Argentina)
Auxiliares: Ezequiel Brailovsky e Facundo Rodriguez (ambos da Argentina)
VAR: Mauro Vigliano (Argentina)