Botafogo inicia defesa do título da Libertadores contra Universidad de Chile

Atual campeão da América, o Glorioso enfrenta a Universidad de Chile, em Santiago, nesta quarta (2)

O goleiro John, campeão em 2024, é um dos líderes do Botafogo que inicia a defesa do título da Libertadores

Depois de conquistar a Glória Eterna em 2024, o Botafogo inicia a defesa do título da Libertadores nesta quarta (2). Com o peso e a responsabilidade de ser o atual campeão da América, o Glorioso estreia como cabeça de chave do Grupo A contra a Universidad de Chile, em Santiago. A bola rola às 21h30 (de Brasília) no Estádio Nacional.

Esta será a primeira vez na história que o Botafogo disputa duas edições consecutivas da Copa. Apesar da reformulação no elenco e a mudança no comando técnico, o clube aposta na manutenção da base campeã e nos reforços contratados para manter-se no topo da América.

“Queremos que essa responsabilidade continue, o ambiente vencedor. É difícil chegar, mas o desafio maior é se manter. No jogo contra o Racing, a torcida mostrou uma faixa e eu guardei a frase: “O topo é nosso lugar”. Temos que buscar sempre o topo”, afirmou o capitão Marlon Freitas.

Leia também

Recuperação da confiança

O início da temporada, com atuações e resultados ruins na Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Carioca, minaram a confiança do torcedor e do time que terminou 2024 em êxtase.

No domingo (30), a primeira impressão sob comando de Renato Paiva foi positiva. Recuperando parte da confiança e do futebol do ano passado, o Botafogo teve bom desempenho no empate sem gols com o Palmeiras, na estreia do Brasileirão. Agora, buscará dar sequência à evolução na Libertadores.

“Voltou o Botafogo que orgulha os nossos torcedores. Repito, sem estar feliz com o resultado. Acho que é um campo muito difícil, um estádio muito difícil, um adversário tradicionalmente muito difícil”, analisou Paiva após o empate no Allianz Parque, em São Paulo.

“Seria muito pouco inteligente da minha parte chegar aqui e mudar radicalmente o que estava sendo feito, num conjunto de campeões e num modelo de jogos que deu dois títulos ao clube. Agora, também há de se entender de que saíram jogadores, que interpretavam melhor o plano de jogo que outros. Então o meu trabalho é de fato trabalhar os jogadores que chegaram, perceber as características e perceber se dá para jogar assim, se dá para continuar a jogar assim igual, ou temos que fazer um ligeira adaptação sem perder a tal identidade. Foi o que tentamos”, concluiu.

Desfalques e a base campeã

Se Almada e Luiz Henrique são os titulares de 2024 que deixaram o Glorioso, Renato Paiva ainda conta com outros dois desfalques de peso: Bastos e Savarino, ambos por problemas físicos.

Desta forma, a tendência é de que o treinador realize apenas uma mudança na equipe que empatou com o Palmeiras, substituindo Savarino por Matheus Martins.

Confirmada essa opção, o Glorioso terá sete titulares da final contra o Atlético em campo contra a La U: John, Vitinho, Barboza, Alex Telles, Gregore, Marlon Freitas e Igor Jesus.

La U de volta à Copa

Após quatro temporadas, a Universidad de Chile volta a atuar na Libertadores nesta quarta (2). O desempenho da La U em 2025 é irregular. Entre a Liga e a Taça do Chile, são nove jogos, com cinco vitórias, um empate e três derrotas. O último jogo foi na quinta (27), com derrota para o Everton, o que o deixa a equipe de Gustavo Álvarez em nono lugar no campeonato.

“Não afeta em nada (na estreia da Libertadores), nos dá mais energia e caráter. Sei muito bem que estamos prontos e isso dá ao plantel e a mim mais vontade para o próximo jogo”, afirmou o técnico depois da derrota na Liga.

“Contente porque o clube volta a jogar o torneio com muita vontade. A Libertadores é sempre linda. Estou empolgado em fazer uma boa Copa coletivamente e individualmente”, afirmou o atacante Leandro Fernández.

Universidad de Chile x Botafogo

Universidad de Chile

Castellón; Altamirano, Calderón e Zaldivia; Hormazabal, Poblete, Marcelo Díaz, Charles Aranguíz e Sepúlveda; Di Yorio e Fernández - Técnico: Gustavo Álvarez.

Botafogo

John; Vitinho, Jair, Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas e Patrick de Paula; Matheus Martins, Artur e Igor Jesus - Técnico: Renato Paiva.

Motivo: Jogo da primeira rodada do Grupo A da Libertadores
Local: Estádio Nacional, em Santiago (CHL)
Data e hora: 2 de abril de 2025, às 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Martin Soppi (URU) e Agustin Berisso (URU)
Árbitro de vídeo: Antonio Garcia (URU)

Onde assistir: TV Globo, Paramount+ e Tempo Real da Itatiaia Esportes

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.

Ouvindo...