Ouvindo...

Em vantagem, Botafogo encara ‘guerra’ com o Peñarol por decisão da Libertadores

Glorioso está próximo da vaga após vencer por 5 a 0, mas ambiente “extracampo” esquenta o confronto no Uruguai

Luiz Henrique, do Botafogo, encara a marcação da defesa do Peñarol na semifinal da Libertadores

O Botafogo está a 90 minutos, mais os acréscimos, de sua primeira final de Libertadores. Em grande vantagem após golear o Peñarol no Rio de Janeiro, o time de Artur Jorge entra em campo para confirmar a vaga no Centenario, em Montevidéu, onde criou-se um “clima de guerra” para o jogo.

O portal Itatiaia Esporte traz a narração em tempo real desse e de todos os jogos da Copa Libertadores. Resultados, classificação e artilharia são atualizados a cada gol.

A situação do confronto

Com gols de Savarino (2), Barboza, Luiz Henrique e Igor Jesus na etapa final, o Botafogo venceu o Peñarol por 5 a 0 no Nilton Santos. Para forçar uma decisão por pênaltis, o time uruguaio precisa vencer por cinco gols de diferença em Montevidéu.

Leia também

Atlético aguarda o vencedor

Quem já está na decisão e aguarda o vencedor do confronto entre Botafogo e Peñarol é o Atlético, que confirmou a vaga na final ao eliminar o River Plate, nesta terça (29), em Buenos Aires.

A partida única que decidirá a Libertadores de 2024 acontecerá, justamente, na casa do River Plate, o Monumental de Nuñez, na capital da Argentina, no dia 30 de novembro.

Apreensão com a segurança no Uruguai

Os episódios de violência no Rio de Janeiro envolvendo torcedores do Peñarol e a detenção de 21 uruguaios até este momento, criou um cenário de incerteza e insegurança para a volta.

O governo do Uruguai determinou a realização da partida sem a presença da torcida do Botafogo - que posicionou-se contra à medida. A Conmebol também fez o mesmo. Veja os detalhes.

Cerca de 30h antes da bola rolar, a Polícia Nacional garantiu a segurança do jogo, com as duas torcidas, no Estádio Centenario, que passa a ser o palco da semifinal da Libertadores.

As imagens mostraram uruguaios em confronto com locais e a Polícia Militar no Recreio, na Zona Oeste do Rio, onde foram depredados, saqueados e incendiados quiosques e automóveis.

Na mídia uruguaia, contudo, tem sido divulgada a narrativa de que a torcida do Peñarol foi vítima de uma emboscada de torcidas organizadas, o que é negado pelas forças de segurança.

Artur Jorge de olho nos pendurados

O Glorioso embarcou com força máxima para Montevidéu, mas Artur Jorge deve realizar mudanças na equipe que tem uma base que atuou nos principais jogos da campanha na Copa.

Isso porque cinco titulares - John, Barboza, Gregore, Luiz Henrique e Igor Jesus - estão pendurados e, caso sejam advertidos com cartões amarelos, estarão suspensos em uma eventual final.

Assim, a tendência é de que ao menos esses jogadores sejam preservados pela comissão técnica do Glorioso. Gatito, Adryelson, Danilo Barbosa, Matheus Martins e Tiquinho Soares são opções.

Diego Aguirre terá que mudar a postura

A situação do confronto obrigará o Peñarol a mudar a postura em campo. O time de Diego Aguirre tem como estilo um jogo mais defensivo, com linhas baixas, o que não deve se repetir em casa.

Afinal, o Carbonero precisa marcar pelo menos cinco gols para forçar uma decisão por pênaltis no Centenario. A entrada de Javier Cabrera para reforçar o ataque é uma possibilidade.

Peñarol x Botafogo

Peñarol

Aguerre; Milans, Javier Méndez, Guzmán Rodríguez e Olivera; Darias, Damián García e Leo Fernández; Maximiliano Silvera, Javier Cabrera e Jaime Báez - Técnico: Diego Aguirre.

Botafogo

Gatito; Vitinho, Bastos, Adryelson e Alex Telles; Danilo Barbosa, Marlon Freitas e Almada; Savarino, Matheus Martins e Tiquinho Soares - Técnico: Artur Jorge.

Motivo: Jogo de volta da semifinal da Libertadores
Data e hora: 30 de outubro de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Centenario, em Montevidéu (URU)

Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistentes: Claudio Urrutia (CHI) e Miguel Rocha (CHI)
Árbitro de vídeo: José Cabero (CHI)

Onde assistir: Globo e Paramount+


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.