A Prefeitura do Rio de Janeiro definiu o plano operacional para a realização de dois jogos da Libertadores na mesma noite. Nesta quarta (18), Fluminense e Atlético se enfrentam a partir das 19h (de Brasília), no Maracanã, e Botafogo e São Paulo jogam às 21h30, no Nilton Santos. Mais de 3,4 mil agentes estarão envolvidos na operação.
A recomendação é para o uso de transporte público para chegada e saída dos jogos, os quais terão esquema especial e segurança reforçada nas estações. Saiba os detalhes abaixo.
O plano foi desenvolvido levando em conta os jogos citados acima e a partida entre Flamengo e Peñarol-URU, na quinta (19) no Maracanã, além da realização do festival Rock In Rio.
Neste cenário, a Prefeitura do Rio de Janeiro decretou ponto facultativo na quarta (18) e quinta (19) nas repartições públicas municipais, com exceção de serviços que não admitem paralisação.
Bloqueios no entorno do Maracanã
O esquema especial começará às 16h, com interdições ao trânsito no entorno do estádio. A CET-Rio contará com 50 agentes e 16 veículos, além de 13 painéis de mensagens variáveis, que informarão sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas. Técnicos da CET-Rio, no Centro de Operações Rio (COR), irão monitorar toda a movimentação do trânsito por meio das câmeras para que, se necessário, sejam feitos ajustes na programação semafórica com o objetivo de garantir as boas condições viárias.
INTERDIÇÕES (das 16h às 23h):
- Rua Professor Eurico Rabelo;
- Rua Artur Menezes;
- Rua Conselheiro Olegário;
- Rua Isidro de Figueiredo;
- Rua Visconde de Itamarati, entre a Rua São Francisco Xavier e a Avenida Professor Eurico Rabelo;
- Avenida Maracanã, ambos os sentidos, entre a Avenida Rei Pelé e a Rua Mata Machado;
- Avenida Rei Pelé, sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier até a altura do Museu do Índio;
- Viaduto Oduvaldo Cozzi e seus acessos;
- Rua Mata Machado, entre a Avenida Paula Sousa e a Avenida Maracanã;
- Avenida Professor Manoel de Abreu, entre a Rua São Francisco Xavier e a Avenida Rei Pelé, sentido Centro;
- Rua Dona Zulmira, entre a Avenida Professor Manoel de Abreu e a Rua São Francisco Xavier.
Bloqueios no entorno do Nilton Santos
A partir das 18h30, haverá interdições ao trânsito de veículos na região. O efetivo operacional contará com 45 pessoas entre agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego, além de viaturas e motocicletas que vão atuar garantir a fluidez do trânsito e a manutenção dos cruzamentos livres, e orientar pedestres, torcedores e motoristas.
INTERDIÇÕES (das 18h30 às 0h30 da quinta-feira (19/9):
- Rua Doutor Padilha, entre a Rua Arquias Cordeiro e a Rua das Oficinas;
- Rua Goiás, entre a Rua Guilhermina e a Rua Dona Teresa;
- Rua Guineza, entre a Rua Bento Gonçalves e a Rua Goiás;
- Rua Bento Gonçalves, entre a Rua José dos Reis e a Rua Guineza;
- Rua Dr. Padilha, entre a Rua Piauí e a Rua das Oficinas;
- Rua Henrique Scheid, entre a Rua José dos Reis e a Rua das Oficinas;
- Rua das Oficinas;
- Rua Sales Guimarães;
- Rua Coronel Cunha Leal;
- Rua Gentil de Araújo;
- Rua Benício de Abreu;
- Rua General Clarindo, entre a Rua José dos Reis e a Rua Dona Eugênia;
- Rua José dos Reis, entre a Rua das Oficinas e a Rua Arquias Cordeiro;
- Rua da Abolição, entre a Rua Afonso Ferreira e a Rua das Oficinas;
- Rua Afonso Ferreira, entre a Rua Benício de Abreu e a Rua da Abolição, no sentido Rua da Abolição.
Esquema especial de trens e metrô
Para facilitar o retorno dos torcedores do jogo entre Botafogo e São Paulo, a concessionária vai estender o horário de embarque de clientes na estação Central do Brasil/Centro, que faz a integração com o serviço de trens urbanos da SuperVia, até 1h30. O embarque no sistema metroviário será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil). As demais estações do sistema funcionarão normalmente, de 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque.
No retorno, a partir da estação Central do Brasil/Centro, os torcedores poderão seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. Já para a linha 2, os trens seguirão da estação Central para a Pavuna. Neste período, não haverá integração com trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio. Haverá integração apenas na estação Central do Brasil/Centro.
A linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.
Jogos no Maracanã: 18/09, 19h (Fluminense X Atlético-MG) e 19/09, 19h (Flamengo X Peñarol)
Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes, no jogo entre Fluminense e Atlético-MG, na quarta-feira (18/09), o MetrôRio vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio.
Na quinta-feira (19/09), também haverá jogo no Maracanã, onde Flamengo e Peñarol entram em campo a partir das 19h, também pela Libertadores. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio.
O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica desembarque na estação São Cristóvão (Linha 2).
Nos dois dias de jogos, a transferência entre as linhas 1 e 2 será no trecho compartilhado entre Botafogo e Central do Brasil / Centro. Os clientes devem carregar seus cartões com antecedência ou utilizar o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas.
SuperVia prepara programação especial para Jogos da Libertadores
A SuperVia terá grade de trens extras para atender o público dos jogos da Libertadores. A operação ferroviária seguirá com a capacidade plena nos dias do ponto facultativo. Para os demais dias (com shows do Rock in Rio), a programação seguirá a grade usual. Nos dias 18 e 19, a SuperVia vai reforçar a grade dos trens a partir das 15h e orienta que os clientes programem suas viagens consultando a ferramenta “Planeje Sua Viagem” no aplicativo da concessionária ou, em caso de dúvidas, podem contatar a Central de Atendimento (0800 726 9494).