Fortaleza e Vitória têm a primeira “decisão” de 2025. O jogo desta quarta-feira (19), pela 4ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste, vale a liderança do Grupo A. A bola rola às 21h30 (de Brasília), na Arena Castelão, na capital cearense.
Veja a tabela da Copa do Nordeste
Com sete pontos, o Vitória está invicto na competição e tem um ponto a mais do que Fortaleza e Sport, ambos com seis. Os cearenses aparecem na frente dos pernambucanos na tabela de classificação com um saldo de gols melhor, 3 a 0.
Quem vencer esta noite, dá um passo importante para terminar como líder do grupo. Isso faz com que o mando de campo do confronto único de quartas de final esteja garantido, e de uma eventual semifinal também.
Os quatro primeiros de cada um dos grupos se classificam para as quartas, quando ocorre o cruzamento tradicional de 1º do A x 4º do B, 2º do A x 3º do B, e assim por diante.
Na história, Fortaleza e Vitória se enfrentaram 26 vezes, com equilíbrio: os baianos venceram 11 vezes, os cearenses nove e foram seis empates. Nos quatro últimos jogos, duas vitórias para cada lado.
Como chega o Fortaleza
As duas derrotas seguidas, para Ceará e Altos-PI, podem fazer com que o técnico Juan Pablo Vojvoda promova algumas mudanças, inclusive no esquema de jogo.
Não está descartado ele colocar três defensores, algo desenhado desde o começo do ano com as contratações de zagueiros como David Luiz e Gastón Ávila, além das renovações de Kuscevic e Titi.
No ataque, os dois centroavantes não têm rendido. Não há, por enquanto, uma terceira opção para Lucero e Renato Kayzer, apesar de a diretoria buscar nomes no mercado, A primeira janela de transferências de 2025 termina em 28 de fevereiro.
Marinho, poupado contra o Altos, deve retornar.
Como chega o Vitória
Invicto desde novembro de 2024, o Vitória vai encarar um adversário da Série do Campeonato Brasileiro pela segunda vez na temporada. O clássico contra o Bahia, pelo Campeonato Baiano, terminou empatado sem gols.
Ao todo, são quatro empates e sete vitórias do Leão da Barra em 2025, mas nem sempre com um desempenho que agrada o torcedor. A principal contratação para a temporada, o atacante Wellington Rato, não está na sua forma física ideal e segue devendo boas apresentações.
Com as saídas de Lucas Esteves e Wagner Leonardo, pilares do time na última temporada, a esperança do Rubro-Negro agora está sobre o meia Matheuzinho, que foi poupado do último jogo e deve retornar à equipe do técnico Thiago Carpini.
Fortaleza x Vitória
Fortaleza
João Ricardo; Brítez, David Luiz e Kuscevic; Eros Mancuso, Pol Fernández, Pochettino e Bruno Pacheco; Marinho, Lucero e Moisés. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Vitória
Lucas Arcanjo; Raul Cáceres, Lucas Halter, Neris e Hugo; Ronald, Gabriel Baralhas e Matheuzinho (Wellington Rato); Gustavo Silva, Fabri e Janderson. Técnico: Thiago Carpini
Motivo: 4ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste
Data: 19 de fevereiro de 2025 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Dênis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Auxiliares: Brígida Cirilo Ferreira (Fifa-AL) e Ruan Luiz de Barros Silva (AL)
Transmissão: SBT (afiliadas), Premiere, ESPN/Disney+