Pela quarta rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste, Fortaleza e Vitória se enfrentam nesta quarta-feira (19), às 21h30 (de Brasília), na Arena Castelão, na capital cearense. Os baianos estão invictos na competição, enquanto os cearenses buscam se recuperar da derrota para o Altos-PI.
Veja a tabela da Copa do Nordeste
Com sete pontos, o Vitória lidera o Grupo A, seguido por Fortaleza e Sport, ambos com seis. Todos têm três partidas. O Leão do Pici está na frente do Leão da Ilha no saldo de gols, 3 a 0. Os quatro primeiros de cada um dos dois grupos se classificam para as quartas de final, após sete rodadas.
Terminar na liderança dá a vantagem de jogar em casa o confronto único das quartas de final e também em uma eventual semifinal.
Em 2024, o Vitória venceu o Fortaleza pela fase de grupos do Nordestão por 1 a 0, dentro da Arena Castelão. No fim, o time cearense ficou com o título batendo o CRB na final.
Vojvoda pode mudar o time
As duas derrotas seguidas, para Ceará e Altos-PI, podem fazer com que o técnico Juan Pablo Vojvoda promova algumas mudanças, inclusive no esquema de jogo.
Não está descartado ele colocar três defensores, algo desenhado desde o começo do ano com as contratações de zagueiros como David Luiz e Gastón Ávila, além das renovações de Kuscevic e Titi.
No ataque, os dois centroavantes não têm rendido. Não há, por enquanto, uma terceira opção para Lucero e Renato Kayzer, apesar de a diretoria buscar nomes no mercado. A primeira janela de transferências de 2025 termina em 28 de fevereiro.
Marinho, poupado contra o Altos, deve retornar. O provável Fortaleza tem João Ricardo; Brítez, David Luiz e Kuscevic; Eros Mancuso, Pol Fernández, Pochettino e Bruno Pacheco; Marinho, Lucero e Moisés.
Vitória
O Vitória ainda tenta superar as saídas traumáticas de Lucas Esteves e Wagner Leonardo, que se transferiram para o Grêmio. Em contrapartida, chegaram o lateral-esquerdo Jamerson, ex-Coritiba, e o zagueiro Lucas Halter, ex-Botafogo.
Halter, aliás, estreou bem na última rodada do Campeonato Baiano e deve ser o titular ao lado de Neris, novo capitão da equipe. Matheuzinho, que foi poupado, está relacionado e pode aparecer no onze inicial.
As baixas para essa partida são o atacante Carlos Eduardo, o zagueiro Camutanga e o volante Caio Vinícius, todos em processo de transição física após lesões.
A provável escalação do Vitória tem Lucas Arcanjo; Raul Cáceres, Lucas Halter, Neris e Hugo; Ronald, Gabriel Baralhas e Matheuzinho (Wellington Rato); Gustavo Silva, Fabri e Janderson.