Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Copa do Nordeste não terá VAR nas quartas de final; entenda

Escala de arbitragem definida pela CBF não prevê árbitro de vídeo nas partidas desta fase da competição

A Copa do Nordeste de 2024 não terá árbitro de vídeo (VAR) nas quartas de final. A decisão, tomada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), repete o método do ano passado.

As escalas de arbitragem de cada partida foram definidas pela CBF nesta segunda-feira (8). Apenas o jogo entre Fortaleza e Altos-PI, previsto para ocorrer no dia 20 de abril, ainda não tem quarteto designado.

A Itatiaia apurou, com fontes ligadas ao Ceará, que os clubes esperavam que o VAR atuasse a partir das quartas de final da Copa do Nordeste. A CBF, no entanto, entende que questões operacionais dificultam a implementação da ferramenta.

A expectativa é de que o árbitro de vídeo esteja presente nas semifinais e na final. Vale lembrar que, nas quartas e nas semis, as classificações são definidas em jogos únicos.

O Náutico se posicionou sobre o tema. “Lamentamos a realização das quartas de final da Copa do Nordeste sem a utilização do Árbitro de Vídeo (VAR). Um evento do porte da Copa do Nordeste, que envolve grandes equipes do futebol brasileiro, precisa deste instrumento”, disse, em nota enviada à Itatiaia.

A reportagem tentou contato com outros clubes envolvidos na competição, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria. Qualquer atualização será adicionada à matéria.

Jogos das quartas do Nordestão

  • CRB x Botafogo-PB - 9 de abril, às 20h (de Brasília), no Rei Pelé
  • Sport x Ceará - 10 de abril, às 21h30, na Arena de Pernambuco
  • Bahia x Náutico - 10 de abril, às 21h30, na Arena Fonte Nova
  • Fortaleza x Altos-PI - 20 de abril, às 19h30, na Arena Castelão
Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Leia mais