Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Clássico regional: após quase dois anos, Sport e Fortaleza voltam a se enfrentar

Jogo desta quarta-feira (21), na Arena de Pernambuco, será pela quarta rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste

Um dos tradicionais clássicos regionais do Brasil, Sport e Fortaleza voltam a se enfrentar nesta quarta-feira (21) após quase dois anos. O confronto é válido pela quarta rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste e será na Arena de Pernambuco, na região metropolitana do Recife, a partir das 21h30 (de Brasília).

O último encontro foi justamente pelo Nordestão, em 3 de abril de 2022. Na Arena Castelão, o Fortaleza venceu por 1 a 0, gol de Yago Pikachu, e conquistou o título da competição. O jogo de ida, em Pernambuco, havia terminado empatado por 1 a 1.

Com o Fortaleza na Série A do Brasileiro, e o Sport na B, e sem cruzamento no regional de 2023, os times demoraram a se reencontrar. Será o 33º confronto entre os gigantes nordestinos, e o Sport leva vantagem: são 13 vitórias, contra nove dos cearenses, com dez empates.

"É um jogo que estou esperando. O jogo é dos jogadores, mas nós temos a tarefa muito importante de desenhar um plano que neutraliza e possa agredir o Fortaleza. Se existe uma diferença entre duas equipes, cabe ao treinador diminuí-la”, disse o técnico Mariano Sosa, do Sport, lembrando que o Fortaleza está na Série A do Brasileiro, enquanto o seu time vai disputar novamente a B.

Para Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, o teste será um dos mais difíceis para seu time nesta temporada. E somente quatro dias depois de empatar o clássico contra o Ceará por 3 a 3, pelo Estadual.

“Teremos que ter atenção, é um adversário forte, principalmente dentro de sua casa”, disse Vojvoda.

O Sport é o terceiro colocado do Grupo A do Nordestão, com seis pontos, um atrás do líder CRB. O Fortaleza tem seis pontos e divide a liderança do Grupo B com o Bahia, que tem um saldo de gols melhor (3 a 2). Os quatro primeiros de cada chave, após oito rodadas, avançam para as quartas de final.

Os times

Soso tem em seu time três jogadores que recentemente passaram pelo Fortaleza: Romarinho, Gustavo Coutinho e Lucas Lima. Os dois primeiros devem ser titulares, enquanto Lucas ficaria como opção.

O Sport perdeu o atacante Zé Roberto, que terá que passar por uma cirurgia por causa de um trauma na mão direita e deve ficar 30 dias sem atuar.

Vojvoda deve escalar a força máxima possível, até porque seu time só volta a campo em 29 de fevereiro, para visitar o Fluminense do Piauí pela Copa do Brasil. A dúvida é no meio de campo: ainda sem Calebe, o treinador pode optar por escalar novamente Kervin Andrade ou adiantar Pochettino e colocar o volante Kauan.

No ataque, Moisés não vem jogando bem e pode dar lugar a Machuca, que entrou bem no 3 a 3 contra o Ceará, no sábado passado, marcando um gol no segundo tempo.

Sport x Fortaleza

Sport

Caíque França; Pedro Lima, Alisson Cassiano, Luciano Castán e Felipinho; Fábio Matheus, Ítalo e Pedro Vilhena; Fabrício Domínguez, Romarinho e Gustavo Coutinho. Técnico: Mariano Soso

Fortaleza

João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Gustavo Escobar; Zé Welison, Pochettino e Kervin (Kauan); Yago Pikachu, Lucero e Moisés (Machuca). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Motivo: 4ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste
Data e horário: 21 de fevereiro de 2024 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena de Pernambuco, São Lourenço da Mata (PE)

Árbitro: Wallas Martins Lopes (MA)
Auxiliares: Ivanildo Gonçalves da Silva (MA) e Rafael Costa Pinheiro (MA)
Transmissão: SBT (para PE e CE) e Nosso Futebol (pay-per-view)

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais