Corinthians e Grêmio empataram por 0 a 0 no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (31). O jogo foi disputado na Neo Química Arena, casa do Timão. A volta será na próxima quarta-feira (7) no Couto Pereira, em Curitiba.
O duelo foi bastante nivelado e ofereceu poucas chances claras de gol para ambas as equipes. Na melhor delas, praticamente com o gol aberto, Pavón teve a chance de anotar o primeiro gremista, mas parou em milagre de Hugo Souza.
A segunda etapa foi ainda mais travada, com muitas divididas e pouca criatividade no meio-campo das duas equipes. Parte disso se deve à expulsão de Raniele, aos 14 minutos, que deixou o Corinthians com um a menos em boa parte do jogo.
O Corinthians volta a campo neste domingo (4), quando encara o Juventude, dentro de casa, pelo Campeonato Brasileiro. Neste mesmo dia, o Grêmio encara o Athletico Paranaense em Curitiba.
Mudanças dos dois lados
Corinthians e Grêmio tiveram mudanças significativas nas respectivas escalações para o duelo em Itaquera. Ambos, vale lembrar, se enfrentaram no decorrer da última semana e empataram em 2 a 2 pelo Campeonato Brasileiro.
Pelo lado alvinegro, as novidades foram as entradas de Charles e Matheuzinho nas vagas de Ryan e Fagner. Já o técnico Renato Portaluppi optou por colocar Geromel e Carballo nos lugares de Kannemann e Edenílson.
Milagre de Hugo
A única chance clara de gol do primeiro tempo veio dos pés do Grêmio, em dose dupla. A jogada, no entanto, parou em um verdadeiro milagre operado pelo goleiro Hugo Souza.
Em cobrança de falta na linha da grande área, Villasanti bateu com força no canto oposto à barreira e fez Hugo espalmar para frente. Na sobra, e com o goleiro no chão, Pavón bateu sem força e viu o camisa 1 corintiano se recuperar e operar um milagre.
Um a menos
O Corinthians passou a jogar com um a menos a partir dos sete minutos da segunda etapa. Após revisão solicitada pela arbitragem de vídeo, Raniele foi expulso por entrada em Villasanti.
Na jogada, sob posse do Grêmio, Raniele foi afastar a bola para a linha lateral, mas não abaixou o pé após chutar para fora. Com isso, ele acertou o joelho de Villasanti e foi expulso sem qualquer tipo de resistência dos jogadores corintianos.
Muda o cenário
O Grêmio foi para Itaquera focado em se fechar na defesa para explorar o contra-ataque com seus velozes homens de frente. A situação das duas equipes, porém, mudou a partir o momento da expulsão de Raniele.
O Corinthians logo começou a jogar seu time para trás e remontar um meio-campo que teria só Alex Santana como volante de ofício. Desta forma, o atacante Romero deu lugar ao jovem Ryan, em uma tentativa de encorpar a marcação por dentro.
Gol anulado
Aos 46 minutos do segundo tempo, o Corinthians conseguiu o que poderia ser um gol salvador, que acabou anulado pela arbitragem de vídeo. O tento foi anotado pelo centroavante Giovane, já aos 46 minutos do segundo tempo.
A jogada surgiu em reposição de Hugo Souza para o ataque, que encontrou Giovane sozinho na grande área. Com um toque de cobertura, ele superou Marchesín, mas estava levemente adiantado no momento que recebeu o lançamento.
Corinthians 0x0 Grêmio
Corinthians
Hugo Souza; Matheuzinho (Fagner), André Ramalho, Cacá e Hugo; Raniele, Alex Santana, Charles (Wesley) e Rodrigo Garro (Pedro Henrique); Romero (Ryan) e Yuri Alberto (Giovane). Técnico: Ramón Díaz
Grêmio
Marchesín; Ely, Geromel (Gustavo Nunes) e Jemerson; João Pedro, Villasanti, Carballo (Edenílson) e Reinaldo; Pavón (Nathan Fernandes), Cristaldo (Matías Arezo) e Soteldo. Técnico: Renato Portaluppi
Motivo: ida das oitavas de final da Copa do Brasil
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Data e horário: 31 de julho (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA)
VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-FIFA)
Transmissão: Amazon Prime, Globo e SporTV
Gols:
Cartões amarelos:
Marchesín, Geromel e Jemerson, do Grêmio
André Ramalho, do Corinthians
Cartões vermelhos:
Raniele, do Corinthians
Gustavo Nunes, do Grêmio