Com duas vitórias consecutivas nas últimas partidas, o Ceará se vê muito vivo na briga pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. O Vozão ocupa, neste momento, a quinta colocação da Série B, com 57 pontos - dois a menos que o Sport, primeiro integrante do G4.
A apenas três rodadas do fim, a Itatiaia te mostra o que o clube cearense precisa fazer para carimbar a vaga na elite do futebol nacional.
Sequência do Ceará
O Ceará não depende apenas de si para terminar a Segundona no G4. Mesmo que vença todos os jogos, o time treinado por Léo Condé precisará torcer por um ou mais tropeços de pelo menos um de seus concorrentes diretos.
Hoje, o adversário mais “fácil” de ser ultrapassado é o Sport, que está mais próximo do Vozão na tabela. Caso chegue a 66 pontos, por exemplo, o Alvinegro garantirá o acesso se o Leão da Ilha não vencer uma de suas partidas.
Até o fim da competição, o Ceará enfrentará os seguintes adversários: Botafogo-SP (fora de casa), América (em casa) e Guarani (fora de casa).
Caso não conquiste todos os pontos disponíveis, o Vovô precisará torcer por mais tropeços do Sport ou dos outros concorrentes diretos (Mirassol, Novorizontino e Santos). Confira todas as probabilidades abaixo.
Vale lembrar que, se os dois clubes nordestinos terminarem a Série B com 64 pontos, o Alvinegro levará vantagem porque terminará com um número maior de vitórias (primeiro critério de desempate).
Como Ceará garante acesso com cada pontuação
- Ceará chega a 66 pontos: Sport não faz 9 pontos; ou Mirassol não faz 5; ou Novorizontino não faz 4; ou Santos não faz 2
- Ceará chega a 64 pontos: Sport não faz 6 pontos; ou Mirassol não faz 3; ou Novorizontino não faz 2
- Ceará chega a 63 pontos: Sport não faz 5 pontos; ou Mirassol não faz 2; ou Novorizontino não faz 1
- Ceará chega a 62 pontos: Sport não faz 4 pontos; ou Mirassol não faz 1
- Ceará chega a 61 pontos: Sport não faz 3 pontos
- Ceará chega a 60 pontos: Sport não faz 2 pontos
- Ceará chega a 59 pontos: Sport não pontua e perde no saldo de gols
Chances de acesso segundo a UFMG
Ainda segundo a UFMG, o Ceará tem, neste momento, 26% de ascender de divisão no futebol brasileiro. Santos (99,9%), Novorizontino (98,7%), Mirassol (95%), Sport (76,6%), Vila Nova (2,5%), Goiás (0,98%), Operário (0,27%), América (0,11%), Amazonas (0,002%) e Coritiba (0,001%) são os outros clubes que seguem na briga.