Participe do canal e receba as notícias do Ceará no WhatsApp

Ceará recebe o ABC pressionado por torcida na Série B do Brasileiro

Há preocupação no clube com segurança para a partida deste domingo (6), na Arena Castelão; atacante pode estrear

Guto Ferreira, treinador que foi pressionado pelos torcedores do Ceará antes do jogo contra o ABC

O Ceará vai receber neste domingo (6) o ABC, lanterna do Campeonato Brasileiro da Série B, pressionado pelos torcedores. O jogo terá início às 18h (de Brasília), na Arena Castelão, em Fortaleza, e será válido pela 22ª rodada.

Há preocupação com a segurança, tanto do elenco quanto dentro do estádio - em 2022 houve invasão de campo na partida contra o Cuiabá, em outubro, o que rendeu alguns jogos com portões fechados ao Ceará em 2023. Deve haver reforço nos homens que trabalham diretamente com o elenco, e também dentro do Castelão para evitar uma nova invasão.

O técnico Guto Ferreira foi alvo de protesto de torcedores na chegada da delegação no aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, no fim da tarde de quinta-feira (3). Alguns membros de uma torcida organizada criticaram o trabalho de Guto, e o chamaram de retranqueiro - o treinador tentou argumentar, mas depois foi retirado do local por seguranças.

“Nos solidarizamos com o Guto. Eu acho que fazer um protesto, criticar de maneira ordeira, é normal, a gente aceita. E eu entendo bastante o torcedor do Ceará, até porque venho da arquibancada, conheço muita gente das torcidas organizadas, porque já participei delas”, disse o diretor de futebol do Ceará, Albeci Júnior.

A direção do clube não pensa, mesmo em casa de tropeço neste domingo, demitir Guto Ferreira, mesmo com a pressão da arquibancada. Ele é terceiro treinador do Ceará nesta Série B - Gustavo Morínigo foi demitido em abril, e substituído por Eduardo Barroca, que caiu em junho. Guto fez sete jogos até agora, com duas vitórias, três empates e duas derrotas.

O Ceará iniciou a rodada na 10ª colocação da Série B, com 30 pontos, a oito do G4, o grupo de quatro times que subirá para a Primeira Divisão em 2024.

O time

Para o jogo, Guto Ferreira não terá o zagueiro e capitão Luiz Otávio, que foi expulso no empate sem gols contra o Guarani, na quarta-feira (2), em Campinas. Tiago Pagnussat deve formar a dupla com David Ricardo, com alguma possibilidade também para Léo Santos.

O meia-atacante Crystian Barletta, contratado do Corinthians e principal reforço nessa janela de transferência de meio de temporada, foi liberado para ver o nascimento da filha, em Curitiba, e não está relacionado. Em compensação, o atacante Saulo Mineiro poderá fazer sua reestreia pelo clube.

“Muitas coisas me fizeram voltar. Aqui foi um lugar marcante para minha vida. Foram 10 meses, mas parece que vivi cinco anos aqui. É uma coisa real e acredito que todos sabem disso. Foi onde fiz a cirurgia, e foi um dos momentos mais importantes da minha vida, porque se não tivesse dado certo não seria o Saulo de hoje, o Saulo atleta. O Ceará me deu essa oportunidade de ser atleta”, disse Saulo, que estava no futebol japonês.

O provável Ceará tem Bruno Ferreira; Warley, Tiago Pagnussat (Léo Santos), David Ricardo e Paulo Victor; Breno, Willian Maranhão e Chay; Erick, Guilherme Bissoli e Saulo Mineiro.

No ABC o técnico Allan Aal tem nove desfalques: o goleiro Welligton por causa de uma cirurgia no ombro, Walfrido (cirurgia no joelho), Daniel (fratura na fíbula), Gedeilson (lesão muscular na coxa), Alemão (contusão no joelho), Jean Patrick (lesão muscular na coxa), Wallyson (dor no tornozelo), Afonso e Wellington Reis são as ausências para a partida.

Já o goleiro Simão, titular na derrota de 2 a 0 para o Vitória, rescindiu seu contrato, segundo o clube em “comum acordo”. O ABC deve jogar com Michael; Alex Silva, Fabrício, Genilson e Romário; Jean Martin, Nathan Melo e Matheus Anjos; Evandro, Paulo Sérgio e Fábio Lima.

O jogo terá transmissão pela Band e pelo Premiere.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.

Ouvindo...