A briga generalizada entre membros das facções organizadas do Santa Cruz e do Sport, no sábado (1), pelas ruas do Recife, capital de Pernambuco, ocasionou 32 prisões. Três deles estão internados no Hospital da Restauração, incluindo o presidente de uma das torcidas do Sport.
É ele quem aparece em um dos chocantes vídeos sendo agredido, nu, por membros da facção rival. Ele está no hospital sob custódia.
Em entrevista à TV Globo, a delegada Beatriz Leite disse que algumas dessas pessoas são vítimas, mas também agressores no confronto generalizado. O embate ocorreu horas antes do jogo no Arruda, válido pela sexta rodada do Campeonato Pernambucano. O jogo terminou 1 a 0 para o Santa Cruz.
“Entre essas 13 pessoas, está o presidente de uma das torcidas organizadas do Sport e também uma outra pessoa que já estava envolvida no ataque ao ônibus do Fortaleza. São pessoas que estão envolvidas, de fato, com a criminalidade”, disse Leite.
Em 21 de fevereiro de 2024, o ônibus que levava a delegação do Fortaleza da Arena de Pernambuco, na região metropolitana do Recife, até o hotel após empate como o Sport por 1 a 1, pela Copa do Nordeste, foi atacado por membros de organizadas do clube pernambucano com pedras e uma bomba caseira. Seis jogadores ficaram feridos.
Sete pessoas foram presas por envolvimento no atentado, mas soltas em maio para responder o processo em liberdade. Todas têm restrições para ir a jogos do Sport. Um deles foi preso envolvido no confronto de sábado.
De acordo com a delegada, 32 pessoas foram detidas no sábado. Destas, 13 foram autuadas em flagrante, passaram por audiência de custódia e tiveram a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva.
“Eles, além de vítimas, também são agressores. Precisamos entender que essas pessoas saíram de suas casas com a intenção de provocar esse tumulto e gerar os atos de barbárie que nós vimos no sábado”, disse Leite à TV Globo.
Todos serão indiciados por associação criminosa, provocar tumulto, sair com instrumentos para gerar tumulto e briga, que consta na Lei Geral do Esporte, dano e lesão corporal.
Esportivamente, a Justiça determinou que os próximos cinco jogos de Sport e Santa Cruz sejam de portões fechados. O Leão enfrenta o Fortaleza nesta terça-feira (4), na Ilha do Retiro, pela segunda rodada da Copa do Nordeste. O jogo será às 21h30 (de Brasília) e já tinha ingressos vendidos. O Sport tenta reverter a decisão.