Ouvindo...

Título paulista coloca paz do Corinthians e reformulação do Palmeiras à prova

Final do Paulistão será disputada nesta quinta-feira (27), às 21h35, na Neo Química Arena

Corinthians e Palmeiras decidem o título do Campeonato Paulista nesta quinta-feira (27). A conquista da taça deve ir além do resultado dentro de campo e tende a apresentar reflexos institucionais para os clubes.

O Timão coloca à prova a “paz” com a torcida. O clima positivo parecia inabalável na arrancada no último Campeonato Brasileiro, mas estremeceu após a eliminação para o Barcelona-EQU na fase preliminar da Copa Libertadores. Além disso, o futuro do técnico Ramón Díaz é incerto em caso de derrota. Enquanto isso, o Verdão busca consolidar a reformulação feita no elenco nesta temporada e passa por “teste” com os palmeirenses.

‘Paz’ e Ramón sob ameaça no Corinthians

Apesar dos ótimos números no Campeonato Paulista — 11 vitórias em 15 jogos — o início de temporada do Corinthians não é tão calmo como aparenta. Se no Estadual as coisas caminham bem, na Libertadores a equipe foi eliminada pelo Barcelona-EQU após perder o jogo de ida por 3 a 0.

A eliminação no torneio continental, somada ao desempenho ruim em jogos importantes, trouxe ainda mais cobrança pelo título paulista, que não acontece desde 2019. O técnico Ramón Díaz, inclusive, não é unanimidade internamente e tem a decisão contra o Palmeiras como fundamental para sua permanência no cargo.

O elenco entende que pode dar uma resposta à Fiel Torcida com o título sobre o maior rival. O triunfo garantiria não só a quebra do jejum de títulos, como também a tranquilidade para o início de competições importantes, como Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.

Leia também

Palmeiras busca trégua e reformula elenco

O Palmeiras viveu “altos e baixos” no Campeonato Paulista de 2025, especialmente no trato com a torcida. Diversos protestos contra o time e a diretoria ocorreram nas arquibancadas do Allianz Parque durante o Estadual, e a equipe confirmou a classificação para o mata-mata somente na rodada final da primeira fase.

No entanto, houve uma “trégua” a partir da chegada do centroavante Vitor Roque. Desde então, a torcida se uniu e apoiou o time nos jogos contra São Paulo e Corinthians, na reta final do torneio. A contratação do atacante, inclusive, faz parte de uma reformulação no elenco: o Palmeiras contratou sete jogadores em 2024 e liberou outros 10.

Além de ser algo inédito com o técnico Abel Ferreira no comando, a virada na casa do adversário pode significar a “trégua” definitiva com a torcida, que pichou muros da sede alviverde depois da derrota para o Timão no jogo de ida. Com o título, o treinador alviverde busca consolidar a reformulação, com a intenção de pavimentar o time para os demais desafios da temporada.

Apesar desse contexto, em caso de derrota a tendência é que o Palmeiras não enfrente uma grande crise — diferentemente da situação corintiana.

Final do Campeonato Paulista

O Corinthians venceu o primeiro confronto da decisão contra o Palmeiras por 1 a 0, no Allianz Parque. O gol do jogo foi marcado pelo atacante Yuri Alberto.

Para ser campeão, o Timão tem a vantagem de poder terminar a partida com empate. Se vencer por qualquer placar, também confirma o título. O time não vence qualquer torneio desde 2019, quando conquistou justamente o Campeonato Paulista.

O Verdão, por outro lado, precisa de uma vitória por mais de dois gols de diferença para levantar a taça. A equipe busca o tetracampeonato consecutivo do Paulistão.

Se a partida terminar com vitória alviverde pela diferença mínima, a final do Estadual será decidida nos pênaltis.

Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.
Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.
Leia mais