Os resultados vão falar mais alto. A frase dita pelo técnico António Oliveira começou a ser colocada em prática neste domingo (11), logo na estreia dele pelo Corinthians. O comandante português mexeu na escalação, viu a equipe evoluir e vencer a Portuguesa por 2 a 0, na Neo Química Arena, pela sétima rodada do Campeonato Paulista.
O resultado quebrou uma sequência de cinco derrotas seguidas na competição e traz alívio ao time alvinegro, que agora deixa a zona de rebaixamento. O confronto do alívio ainda marcou o fim do jejum de Yuri Alberto.
Depois do gol de Maycon de pênalti ainda no primeiro tempo, foi ele quem fechou a conta na etapa final e ganhou afagos da torcida. A última vez que o atacante havia balançado as redes foi em novembro do ano passado, pelo Campeonato Brasileiro, quando a equipe venceu o Athletico por 1 a 0.
Como fica a classificação
Com a vitória, o Corinthians ainda continua na lanterna do grupo C, com seis pontos. Mas, na classificação geral, subiu para 12º lugar e empurrou a própria Portuguesa para a zona de rebaixamento.
A Lusa, que também estreou técnico neste domingo e agora é comandada por Pintado, está estacionada nos três pontos e perde há cinco rodadas seguidas. Dentro do grupo A, a equipe está na terceira posição, à frente do Santo André.
- Siga o
canal Itatiaia Esporte no Whatsapp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Próximos jogos
O time alvinegro já volta a campo nesta quarta-feira (14), às 21h35 (de Brasília), quando enfrenta o Botafogo, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
A Lusa, por sua vez, recebe o Água Santa no Canindé. A partida está marcada para quinta-feira (15), às 21h30.
Ambos os jogos são válidos pela oitava rodada do Paulistão.
O jogo
Para a estreia no comando do Corinthians, o técnico António Oliveira promoveu mudanças na escalação da equipe. Caetano surgiu como lateral-esquerdo, além de Wesley, na ponta esquerda, e Yuri Alberto, na direita, acionados no ataque.
Com esse novo formato, o time ficou os cinco primeiros minutos no campo de ataque. Mas, a equipe não conseguiu criar chances claras.
Do outro lado, a Lusa também tinha a estreia de um comandante. Pintado assumiu a equipe e quase vibrou com o primeiro gol. Aos seis minutos, após ligação direta e uma boa jogada individual de Chrigor, que teve a finalização abafada por Cássio.
Esse, na verdade, foi um lance isolado. O Corinthians foi a equipe que mais propôs o jogo. Teve chance com Yuri Alberto. Teve chance com Pedro Raul. Mas, para o azar dos corintianos, o goleiro Thomazella estava lá.
Wesley em destaque
O destaque individual da primeira etapa foi Wesley. O atacante da base alvinegra infernizou o lado direito do rival, mostrando facilidade no um contra um. Criou chances e também quase abriu o placar.
Pedro Raul sai
Contratado para ser uma solução para o ataque, Pedro Raul sentiu um desconforto muscular na coxa e pediu para sair do jogo, aos 29 minutos. Matías Rojas foi acionado. Com isso, Yuri Alberto voltou a atuar como centroavante.
Pênalti polêmico para o Corinthians
Aos 40, foi o próprio Wesley quem iniciou a jogada que resultou em um pênalti em cima de Fagner, que, para o árbitro, foi derrubado por Patrick. Na cobrança, Maycon converteu e abriu o placar para encerrar o primeiro tempo com um placar justo.
Segundo tempo de Yuri Alberto
Pressionada por uma sequência ruim de quatro derrotas, a Portuguesa voltou para a etapa final mais disposta a arriscar e ficou perto de empatar o jogo com Felipe Marques, aos cinco minutos.
Mais aberto, o confronto começou a ganhar ritmo. O Corinthians quase ampliou com Raul Gustavo, de cabeça. Só que o melhor estava reservado para Yuri Alberto.
O atacante que não marcava há três meses teve tranquilidade para sair em velocidade, ficar cara a cara com o goleiro rival e esperar o momento para finalizar rasteiro, definindo uma merecida vitória alvinegra.
Corinthians 2 x 0 Portuguesa
Corinthians
Cássio; Fagner, Félix Torres, Raul Gustavo e Caetano (Hugo); Raniele, Maycon (Fausto Vera) e Rodrigo Garro; Wesley (Gustavo Mosquito), Yuri Alberto e Pedro Raul (Matías Rojas). Técnico: António Oliveira
Portuguesa
Thomazella; Douglas Borel, Yefferson Quintana, Diogo Silva e Eduardo; Zé Ricardo, Patrick (Maceió) e Dudu Miraíma (Ricardinho); Felipe Marques, Chrigor (Henrique Dourado) e Giovanni Augusto. Técnico: Pintado
Gols
Maycon (43min1ºT), Yuri Alberto (32min2ºT) do Corinthians
Cartões amarelos
Yuri Alberto, Raul Gustavo, António Oliveira (Corinthians); Dudu Miraíma, Ricardinho, Zé Ricardo (Portuguesa)
Público: 39.835
Renda: R$ 2.473.056,00
Motivo: sétima rodada do Campeonato Paulista
Data: 11 de fevereiro de 2024 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Daniel Luis Marques
Árbitro de vídeo: Daiane Muniz dos Santos