América e Atlético voltam a campo neste sábado (15) e definem quem ficará com o título do Campeonato Mineiro 2025. Os times se enfrentam a partir das 16h30 (de Brasília), no Mineirão, com mando de campo americano. No jogo de ida, também no Gigante da Pampulha, o Alvinegro foi mandante, goleou o Coelho por 4 a 0 e ficou bem mais próxima de realizar o desejo de soltar o grito de “hexa” na competição.
Enquanto o time de Cuca busca confirmar a sexta conquista consecutiva, o time comandado pelo técnico Willian Batista tenta um “milagre” para encerrar a hegemonia atleticana, que dura desde 2020, e voltar a dar a volta olímpica. A última vez que ela aconteceu foi em 2016.
Com o resultado como mandante, o Galo pode perder por até três gols de diferença que ficará com o título; se ela for de quatro, a decisão irá para as penalidades máximas; e se for de cinco, a comemoração será dos americanos.
Mudanças no América ‘em busca de um milagre’
Para montar o 11 inicial, o técnico William Batista não terá o volante Cauan Barros, expulso no primeiro duelo. Ele pode dar lugar a Miquéias, Felipe Amaral ou Jhosefer no meio-campo.
Outra mudança deve acontecer no ataque. Figueiredo está recuperado de lesão muscular e tem chances de reassumir a titularidade, colocando Adyson no banco de reservas.
O América ainda tinha a possibilidade de contar com o goleiro Matheus Mendes. Entretanto, como o jogador está emprestado pelo Atlético, só pode entrar em campo mediante pagamento de multa de R$ 750 mil. Mendes não foi relacionado nos dois clássicos contra o Alvinegro na temporada, e nesse sentido, Jori deve ser mantido na meta americana.
Outros três jogadores são desfalques certos para a finalíssima. O meia Benítez está na transição após lesão muscular e ainda não tem condições de jogo, enquanto o goleiro Dalberson e os meias Alê e Gustavinho se recuperam de cirurgias e ainda não entraram em campo na temporada.
Os reforços Stênio, Willian Bigode e Guilherme Pato não estão inscritos no estadual e também não estarão na partida. Pato, por sinal, sofreu grave lesão no joelho e deve perder a temporada.
Coelho mandante no Mineirão
Apesar do mando de campo americano, a diretoria optou por jogar no Gigante da Pampulha e, com isso, abrir o estádio para torcedores atleticanos. A torcida do América vai ocupar parte do setor Amarelo Superior. A medida ainda vai garantir boa renda ao Coelho, tendo em vista a grande procura por ingressos.
Esse será o primeiro jogo do América como mandante no Mineirão em quase dois anos.
Atlético com retorno importante
Para o confronto decisivo, Cuca poderá contar com o retorno da principal peça do elenco. Recuperado de lesão na coxa, o atacante Hulk foi liberado pelo departamento médico, concluiu o processo de transição, e está à disposição.
A dúvida é se o jogador de 38 anos será utilizado entre os onze iniciais. Caso o artilheiro da competição comece no banco de reservas, o meia Rubens será escolhido pelo treinador.
Quem será hexa?
No elenco atleticano, apenas dois jogadores poderão soltar, de fato, o grito de hexacampeão. O zagueiro Igor Rabello e o lateral-esquerdo Guilherme Arana, que participaram de todas as campanhas, se juntarão a Luizinho, Reinaldo, Heleno e João Leite. O quarteto participou do feito entre 1978 e 1983.
Hulk, Everson e Rubens, que iniciaram a caminhada de troféus estaduais em 2021, brigam pelo penta.
Quem ganhará pela primeira vez
Por outro lado, quase um time inteiro de atletas poderá levantar o “caneco” pela primeira vez com a camisa do Galo e em Minas Gerais. São eles, o zagueiro Lyanco, os laterais Natanael e Caio Paulista, os volantes Gabriel Menino, Patrick Silva e Fausto Vera, e os atacantes Júnior Santos, Cuello, Rony e Deyverson.
Premiação milionária
Confirmando o sexto título estadual consecutivo, o Atlético receberá bonificação importante da H2bet, patrocinadora máster. Conforme consta em contrato, em metas estabelecidas entre as partes, a empresa depositará R$ 1,5 milhão para o clube.
Visitante, mas ‘dono das cadeiras’
Mesmo visitante, o Galo terá maioria esmagadora de torcedores nas cadeiras do Gigante da Pampulha; ela se aproxima da totalidade dos mais de 40 mil ingressos comercializados, desde a última quarta-feira (12).
América x Atlético
América
Jori; Mariano, Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Miquéias (Felipe Amaral ou Jhosefer), Kauã Diniz e Elizari; Figueiredo, Fabinho e Renato Marques. Técnico: William Batista.
Atlético
Everson; Natanael, Lyanco, Alonso, Arana; Franco, Gabriel Menino, Scarpa; Cuello, Rony e Hulk (Rubens). Técnico: Cuca.
Motivo: segundo jogo da final do Campeonato Mineiro 2025
Data: 15 de março de 2025 (sábado)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Horário: 16h30 (de Brasília)
Arbitragem: Davi de Oliveira Lacerda, auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz e Thiago Henrique Neto Correa Farinha.
VAR: Rafael Traci
Transmissão: Globo e Sportv
A Itatiaia transmiste o duelo pelo 610 AM, 95,7 FM e pelos canais oficiais no Youtube (@itatiaiaesporte e @itatiaiaoficial)