Está definida a data do clássico entre Cruzeiro e Atlético, pela fase classificatória do Campeonato Mineiro. Os rivais se enfrentarão em 9 de fevereiro, no Mineirão, pela 7ª rodada da competição.
O jogo terá apenas torcida do Cruzeiro, mandante no clássico. No duelo entre as equipes neste ano, na Arena MRV, apenas atleticanos estiveram presentes. Para o próximo ano, acontecerá a reciprocidade.
Esse não será o primeiro clássico da temporada 2025. Os rivais se enfrentarão em 18 de janeiro, pela Inter&Co Soccer Week, nos Estados Unidos. O duelo será realizado no Inter&Co Stadium, em Orlando.
Times no Estadual
O Cruzeiro está no Grupo C do Campeonato Mineiro, com Pouso Alegre, Villa Nova e Aymorés. A estreia será contra o Tombense, em 19 de janeiro (domingo), às 16h (de Brasília), no Mineirão.
O Atlético, por sua vez, está no Grupo A do Estadual, ao lado de Tombense, Uberlândia e Betim. O primeiro jogo será diante do Aymorés, em 19 de janeiro (domingo), às 16h (de Brasília), no Estádio Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora.
Mudança no regulamento
O formato de três grupos, encabeçados por Atlético, América e Cruzeiro, foi mantido. As fases de semifinal e final serão disputadas em jogos de ida e volta. No caso de empate no placar agregado, a decisão irá para os pênaltis. Diferentemente das últimas edições, o clube de melhor campanha na primeira fase não terá mais a vantagem de jogar por vitória e derrota pela mesma diferença de gols.
Desde que foi disputado pela primeira vez, o Campeonato Mineiro nunca foi decidido nos pênaltis. Isso pode ocorrer em 2025.
As semifinais serão disputadas em 15 e 22 de fevereiro. A final será realizadas em 8 e 15 de março.
Outra mudança para 2025 será o critério de rebaixamento. As duas últimas equipes da classificação geral na primeira fase cairão para o Módulo II. No ano passado, os rebaixados foram definidos em um triangular.
As inscrições de atletas para o Campeonato Mineiro vão até 14 de janeiro.