Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Campeonato Mineiro pode ter ‘artilheiro do interior’ após quatro anos; relembre

Jonathas, do Athletic, é o atual líder do quesito, mas pode ser superado por atacantes de Atlético e Cruzeiro na decisão

Cruzeiro e Atlético decidem, neste domingo (7), o título do Campeonato Mineiro 2024. Após empate por 2 a 2 no jogo de ida, na Arena MRV, as equipes se enfrentam no Mineirão às 15h30 (de Brasília), com vantagem da equipe celeste, que pode levantar o troféu até mesmo com um empate.

Essa, entretanto, não será a única disputa do clássico de domingo. Isso porque a artilharia do estadual continua em aberto e terá dois concorrentes em campo. Hulk, do Atlético, soma seis gols na competição; enquanto Dinenno, do Cruzeiro, balançou a rede cinco vezes.

No momento, o goleador do Campeonato Mineiro é Jonathas, atacante do Athletic que foi revelado pelo Cruzeiro, com sete gols marcados. Em segundo lugar, está Mastriani, que fez seis gols pelo América antes de se transferir para o Athletico-PR, ainda nas primeiras semanas da temporada.

Caso a liderança não seja alterada, o estadual voltará a ter um artilheiro que não defende os clubes de Belo Horizonte após quatro anos. A última vez em que isso aconteceu foi em 2020, quando Rubens, do Tombense, foi o artilheiro com sete gols. Antes disso, a marca foi alcançada apenas em 2014, quando Mancini, então no Villa Nova, foi o artilheiro com os mesmos sete gols.

Leia também

Nas últimas três edições do campeonato, só times da capital tiveram o goleador da competição: Rodolfo, do América, em 2021; e Hulk, do Atlético, em 2022 e 2023.

Para superar os números de Jonathas, o camisa 7 do Galo precisa balançar a rede duas vezes no clássico de domingo. O camisa 9 do Cruzeiro, por sua vez, precisa ao menos de um hat-trick para ser o artilheiro do Mineiro deste ano.

Os últimos artilheiros do Campeonato Mineiro

  • 2023: Hulk (Atlético) - 11 gols
  • 2022: Hulk (Atlético) - 9 gols
  • 2021: Rodolfo (América) - 7 gols
  • 2020: Rubens (Tombense) - 7 gols
  • 2019: Fred (Cruzeiro) - 12 gols
  • 2018: Aylon (América) e Ricardo Oliveira (Atlético) - 6 gols
  • 2017: Fred (Atlético) - 10 gols
  • 2016: Robinho (Atlético) - 9 gols
  • 2015: Leandro Damião (Cruzeiro) - 9 gols
  • 2014: Mancini (Villa Nova) - 7 gols

Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais