Ouvindo...

Se Atlético fechar com Milito, Mineiro terá primeira final entre técnicos argentinos

As conversas entre clube e treinador estão adiantas e o desfecho deve acontecer neste fim de semana

Gabriel Milito durante treino do Argentinos Juniors, em junho de 2023

Em c onversas avançadas com o técnico Gabriel Milito, o Atlético espera desfecho positivo para, assim, anunciar o substituto de Luiz Felipe Scolari. O argentino de 43 anos sinalizou o desejo de trabalhar no Brasil e viu com bons olhos o interesse do Alvinegro. Com oferta em mãos, ele também se reuniu com o diretor-executivo Victor Bagy, que viajou nessa quinta-feira (21) para o país vizinho, com o intuito de bater o martelo.

Caso a expectativa seja confirmada, esta será a primeira vez que uma final de Campeonato Mineiro contará com dois “comandantes hermanos” à beira do gramado. Do lado do Cruzeiro, estará Nicolás Larcamón, contratado em 20 de dezembro. Ele levou a Raposa a concluir a primeira fase da competição com a melhor campanha entre os 12 participantes.

Leia também

Os dois clássicos da final

O primeiro duelo entre Atlético e Cruzeiro acontecerá no sábado (30). Com mando do Alvinegro, a partida acontecerá na Arena MRV e está marcada para 16h30 (de Brasília). O confronto de volta será no domingo seguinte (7), no Mineirão. A Raposa, mandante na decisão, jogará por dois resultados iguais para ficar com o caneco e quebrar a hegemonia do rival.

Tetracampeão, o Alvinegro conquistou as edições de 2020, 21, 22 e 23. Curiosamente, em três delas, sob comando de argentinos. Em 2020, com Jorge Sampaoli; em 2022, com Antônio Mohamed, o Turco; a terceira, no ano passado, com Eduardo Coudet. Em 2021, Cuca foi o responsável pela conquista.

Números de Larcamón

11 jogos (10 no Mineiro e um na Copa do Brasil)
7 vitórias
2 empates
2 derrotas (uma no Mineiro e uma na Copa do Brasil)

Desempenho do Argentinos Juniors por temporada com Milito

2023

  • Copa Argentina: caiu nas oitavas (eliminado para o San Martín-ARG)
  • Copa da Liga Argentina: saiu em meio à fase de grupos, com 3 pontos em dois jogos
  • Copa Libertadores: caiu nas oitavas (eliminado para o Fluminense)
  • Campeonato Argentino: 10º colocado, com 40 pontos

2022

  • Campeonato Argentino: 8º colocado, com 42 pontos
  • Copa Argentina: caiu nos 16 avos de final (eliminado para o Defensa y Justicia-ARG)
  • Copa da Liga Argentina: caiu na semifinal (eliminado para o Tigre-ARG)

2021

  • Campeonato Argentino: 14º colocado, com 32 pontos
  • Copa Argentina: caiu na semifinal (eliminado para o Boca Juniors-ARG)
  • Copa Libertadores: caiu nas oitavas de final (eliminado para o River Plate-ARG)

Antes do Argentinos Juniors

Antes de chegar ao Argentinos Juniors, trabalho mais longevo da carreira, Milito treinou o Estudiantes de La Plata-ARG em 2020 e 2019; o O’Higgins-CHI, em 2018; o Independiente-ARG, em 2017, onde tem forte ligação como jogador; e Estudiantes novamente, em 2015, onde iniciou a carreira. O treinador ainda busca o primeiro título da carreira.

Como jogador

Gabriel Milito também foi um jogador de renome. O então zagueiro iniciou a carreira em 1998, no Independiente-ARG, onde ficou até 2003. Em 2004, foi negociado ao Real Zaragoza-ESP e, em 2007, atingiu o auge, ao ser contratado pelo Barcelona-ESP. No ano de 2011, ele retornou ao Independiente, onde encerrou a carreira em 2012.

Participe dos canais da Itatiaia Esporte:

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).