Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Quinta rodada do Mineiro, disputada após o Carnaval, será a mais importante do torneio

Os seis times com mais chance de classificação às semifinais se enfrentam quarta e quinta

Alexandre Simões, comentarista da Itatiaia

Alexandre Simões, comentarista da Itatiaia

Itatiaia

A quinta rodada do Campeonato Mineiro será a mais importante da competição, pois terá os seis times que brigam por vagas nas semifinais se enfrentando e o desenho da próxima fase da competição pode ficar mais claro dependendo dos resultados.

Além disso, ela terá uma característica no que diz respeito à matemática, pois teremos cruzeirense torcendo pelo Atlético e atleticano pelo Cruzeiro. E a explicação para isso é simples.

Na quarta-feira (14), o Galo, segundo colocado do grupo B, mas com a segunda melhor campanha entre os vice-líderes, recebe o Tombense, que hoje seria semifinalista com o segundo lugar na chave do Cruzeiro. O jogo será às 20h, na Arena MRV.

Vitória do Atlético ou até empate farão com que a Raposa entre no clássico de quinta-feira (15), contra o América, às 20h, no Mineirão, líder do Grupo A e com chance de abrir boa vantagem sobre o time de Tombos em caso de vitória.

Se a equipe de Felipão tiver vencido o Tombense, no confronto entre cruzeirenses e americanos, o melhor para o Galo será vitória celeste ou empate.

Isso porque o Atlético ainda enfrenta o América, dia 24 de fevereiro, às 16h30, no Independência, pela penúltima rodada da fase classificatória. E isso faz com que tenha a chance de superar a campanha do Coelho.

Contra o Cruzeiro, o Galo já jogou, em 3 de fevereiro, na Arena MRV, e foi derrotado por 2 a 0. O confronto direto faz com que o América seja um adversário mais fácil de ser ultrapassado nessa fase classificatória pelo Atlético.

E por que isso é importante? O regulamento prevê vantagem nas semifinais e na decisão ao time de melhor campanha, pois ele disputará sempre a partida de volta em casa e jogará por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols.

Mas nas semifinais, o primeiro colocado de chave que terá a segunda melhor campanha carregará essa vantagem. E isso ainda é muito possível para o Atlético, principalmente se ele vencer o Tombense, na quarta-feira, e o América não ganhar o clássico de quinta-feira.

Além de Atlético x Tombense e Cruzeiro x América, a quinta rodada terá na quarta-feira, às 20h30, no Castor Cifuentes, em Nova Lima, o Villa Nova, líder do Grupo B com com sete pontos, um a mais do que o Galo, recebendo o Athletic, que é vice-líder da chave do Coelho, mas com seis pontos a menos (10 a 4).

Esses confrontos entre os seis clubes com mais chances de classificação às semifinais, segundo o site Probabilidades no Futebol, mantido pelo Departamento de Matemática da UFMG, faz da quinta rodada a mais importante da fase classificatória.

Até porque, ela pode ser decisiva. O vencedor do clássico estará praticamente garantido nas semifinais. O Atlético, que hoje ficaria fora da próxima fase, vencendo entra no grupo dos quatro primeiros e pode até assumir a liderança da sua chave.

Leia Também

Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro
Leia mais