Fortaleza e Ceará iniciam neste sábado (8) a série de confrontos anual entre os dois maiores rivais do futebol cearense. O jogo válido pela 5ª e última rodada da fase de grupos do Campeonato Cearense começa às 16h30 (de Brasília), na Arena Castelão, na capital cearense.
Veja a classificação do Campeonato Cearense
Com o acesso do Vozão para a Série A, serão ao menos três jogos na temporada, mas que podem chegar até a nove, a depender das campanhas dos dois times no Estadual, na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste.
No Fortaleza, mandante do confronto, o técnico Juan Pablo Vojvoda não terá o volante Lucas Sasha, que vem tendo mais oportunidades neste ano na formação considerada titular. Ele está suspenso depois de ser expulso na vitória sobre o Floresta por 1 a 0, na rodada anterior do Cearense
Zé Welison deve jogar ao lado de Pol Fernández e Pochettino no meio de campo. O trio de ataque será o que Vojvoda considera titular neste início de 2025: Marinho, Lucero e Moisés.
Há dúvida na defesa. Kuscevic joga, mas seu companheiro pode ser Titi ou Brítez. Na lateral esquerda, nenhuma das três opções, incluindo o recém-contratado Diogo Barbosa, têm se firmado. Há chance de Bruno Pacheco começar o Clássico-Rei.
O provável Fortaleza tem João Ricardo; Eros Mancuso, Kuscevic, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison, Pol Fernández e Pochettino; Marinho, Moisés e Lucero.
Como vai o Ceará
O técnico Léo Condé tem o desfalque do lateral-direito Rafael Ramos, que fez uma cirurgia no tornozelo direito e perderá alguns meses. O atacante Bruno Tubarão, reforço que ainda não estreou, está em fase de transição física após lesão muscular e pode ser a novidade no banco de reservas. O lateral-esquerdo Nicola, ex-América, se recupera de uma gripe.
Condé ainda tem procurado uma formação ideal, após seis jogos na temporada. Um esboço ele já tem, com um meio de campo com as presenças de Lourenço, Fernando Sobral e Lucas Mugni. Na zaga, há dúvidas: Marllon e Ramon Menezes não encaixaram, e Willian Machado e Eder começaram a ganhar espaço.
O Ceará deve jogar com Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Willian Machado, Eder e Matheus Bahia; Fernando Sobral, Lourenço e Lucas Mugni; Fernandinho, Pedro Henrique e Aylon.
Os dois times estão com 100% de aproveitamento no Cearense, com quatro vitórias em quatro jogos e 12 pontos. Ceará e Fortaleza já estão classificados diretamente para a semifinal.
Segundo e terceiro colocados se enfrentam nas quartas de final para definir os rivais dos grandes na semi. Quarto e quinto colocados de cada chave jogam um quadrangular para definir os dois rebaixados à Série B estadual em 2026.