O Ceará tem pequena vantagem nesses encontros diretos pelo título do Cearense: 17 a 16. A última vez com triunfo do Vozão foi em 2018, com duas vitórias por 2 a 1.
De 2019 para frente, o Fortaleza ganhou os cinco campeonatos, quatro deles sobre o Ceará (e um sobre o Caucaia), o que fez o Leão passar o Vozão no número total de títulos estaduais, 46 a 45.
Se o Fortaleza vencer em 2024, conquistará um inédito hexacampeonato. Nunca um clube conquistou o Cearense por seis vezes seguidas na história da competição.
Veja todos os campeões do Cearense:
- Fortaleza: 46 vezes
- Ceará: 45
- Ferroviário: 9
- Maguari: 4
- América-CE: 2
- Icasa- 1
- Tiradentes - 1
- Orion - 1
- Tramways - 1
- Calouros do Ar - 1
- Gentilândia - 1
Encontros decisivos poderiam ser mais
Em 1992, quatro equipes dividiram o título: Ceará, Fortaleza, Icasa e Tiradentes. A final inicialmente seria Fortaleza x Ceará, mas o Tiradentes conseguiu na Justiça desportiva ganhar o primeiro turno, alegando que o Leão havia escalado um jogador irregular.
Pelo regulamento, isso obrigaria a ter um quadrangular final, com Fortaleza, Ceará, Tiradentes e Icasa, e não uma final direta entre os grandes da capital. Com a recusa de Leão e Vozão em jogar, a Federação Cearense de Futebol (FCF) decidiu por dividir a taça entre os quatro clubes.
Já em 2004, nova confusão impediu uma final entre Fortaleza e Ceará. Um atraso no calendário fez o Leão se recusar a jogar a decisão nas datas marcadas pela federação, alegando que não cumpriria regulamento mínimo de 48 horas de descanso para os jogadores.
Quando as datas foram remarcadas, foi o Ceará que não quis entrar em campo. Em 2005 a Justiça desportiva decidiu dar o título ao Fortaleza, o que acabou homologado pela FCF.