A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) anunciou, nesta quarta-feira (18), a mudança dos horários dos jogos do Campeonato Carioca. A alteração se deu após uma pressão dos atletas por conta de uma onda de calor em todo estado.
“A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, em razão da situação climática do momento e com foco exclusivo na saúde de atletas e torcedores, entende, como fator preponderante sobre quaisquer outros, a necessidade de reajuste nos horários das partidas e estabelece que todos os jogos do Campeonato Carioca Superbet 2025, a partir desta data, deverão ser realizados após as 18 horas”, divulgou a Ferj.
Até esta quarta, quatro partidas pela 11ª e última rodada da primeira fase (Taça Guanabara) do Campeonato Carioca, entre sábado (22) e domingo (23), seriam antes das 18h. São elas: Flamengo x Maricá, Boavista x Volta Redonda, Vasco x Botafogo e Fluminense x Bangu.
“O Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Rio de Janeiro - SAFERJ, vem informar que não pactua dos jogos do Campeonato Carioca que estão sendo realizados nos horários das 16 horas. Os atletas estão sendo expostos a temperaturas inadequadas para praticas esportivas, imputando, inclusive, a trabalho insalubre e contrário às leis trabalhistas”, divulgou nessa terça-feira (17) o SAFERJ.
“Para tal, no primeiro momento, ofícios foram enviados a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e a Rede Globo, solicitando a interrupção de jogos neste horário. O SAFERJ está atento aos problemas que podem acarretar prejuízos aos atletas do futebol carioca, tanto que, no ultimo dia 13 de fevereiro, em reunião realizada na FERJ, com a presença dos clubes, entregou a Federação, a proposta para criação de um Caderno de Encargos, fixando melhoria da competição, que entre outros temas, sugeriu a padronização dos gramados, análise prévia das bolas e horários do jogos”, completou.