O Fluminense voltou a vencer no Campeonato Carioca e logo em um clássico. Na noite desta quarta-feira (5), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o Tricolor venceu o Vasco por 2 a 1, e mantém vivas as esperanças de classificação para a fase final do torneio.
O Cruzmaltino abriu o marcador com Philippe Coutinho, no primeiro minuto de jogo, mas viu o Flu virar ainda na primeira etapa com Thiago Silva e Cano. Com a vitória, o Tricolor chega aos 10 pontos na 6ª colocação. O Vasco é o 3º com 13 pontos.
Próximos jogos
O Vasco entra em campo somente na segunda-feira (10), às 20h (de Brasília), diante do Sampaio Corrêa, no Lourivaldão, em Saquarema. Já o Fluminense encerra seus clássicos na primeira fase do Carioca diante do Flamengo, no sábado (8), às 16h30 (de Brasília), no Maracanã.
Sem tempo para respirar
O Vasco precisou somente de um minuto para abrir o marcador no Mané Garrincha. No primeiro ataque do jogo, Philippe Coutinho colocou o Cruzmaltino em vantagem no clássico. E com papeis invertidos.
Foi o artilheiro Vegetti que cruzou rasteiro para Coutinho aparecer no meio da zaga para abrir o marcador. O gol começou com a saída de bola errada de Thiago Santos e um bom bote de Paulinho para servir o Pirata. Vasco na frente.
Monstro empata
Era dia dos grandes jogadores marcarem. Foi de Thiago Silva o gol de empate do Fluminense. Após sair atrás no marcador, o Flu dominou a partida e chegou ao gol após falta cobrada por Arias. O colombiano mandou na medida para o Monstro subir mais que a defesa e igualar ainda no primeiro tempo.
A falta do gol gerou muita reclamação. Lucas Oliveira cometeu falta no próprio Arias e o Fluminense queria o cartão vermelho por chance manifesta de gol. O defensor foi amarelado, mas a falta resultou no gol tricolor.
Virada tricolor
Melhor em campo desde o gol sofrido no início, o Fluminense acuou o Vasco no campo de defesa e foi premiado ainda na primeira etapa. Após trapalhada da defesa cruzmaltina, a bola sobrou para Fuentes. E tinha o pé do artilheiro no caminho.
No chute forte do colombiano, Germán Cano esticou o pé e tirou Léo Jardim da jogada. O quarto gol do argentino no Campeonato Carioca. A virada do Fluminense com o seu goleador que está reencontrando o bom futebol. Flu na frente: 2 a 1.
Vasco pressiona
Com o resultado adverso, o Vasco voltou a pressionar o Fluminense no segundo tempo e chegou perto do empate em duas boas oportunidades. O Flu se segurou e saiu nos contra-ataques e também teve chances de ampliar.
Tecnicamente, o jogo caiu muito na segunda etapa. Especialmente pela postura mais defensiva do Fluminense que já tinha o resultado em suas mãos. Para o Tricolor, a vitória se tornou fundamental até pensando em uma classificação para às semifinais.
Antes do clássico, o Tricolor entrou em campo com apenas uma vitória em sete jogos na competição. O time de Mano Menezes jogou com o relógio ao seu favor e segurou a pressão vascaína para deixar o Mané Garrincha com os três pontos.
Caiu a invencibilidade
Depois de oito rodadas, caiu o último invicto do Campeonato Carioca. O Vasco perdeu o primeiro jogo na temporada e foi também o primeiro revés de Fábio Carille no comando técnico da equipe.
Além da derrota no clássico, o Vasco perdeu a chance de ser líder isolado da competição, pelo menos até o jogo do Volta Redonda nesta quinta-feira (6) contra o Maricá. O Flamengo é o atual primeiro colocado.
Coutinho preocupa
Autor do primeiro gol do jogo, Coutinho teve que deixar o gramado com 30 minutos de jogo. Após uma dívida, o camisa 1 ficou mancando e foi substituído por Payet. Preocupação para Fábio Carille e para a torcida do Vasco.
Vasco 1x2 Fluminense
Vasco
Léo Jardim; Paulo Henrique (Bruno Lopes), João Victor, Lucas Oliveira e Lucas Piton; Hugo Moura (Pumita Rodríguez), Jair (Mateus Carvalho), Tchê Tchê e Paulinho (Alex Teixeira); Coutinho (Payet) e Vegetti. Técnico: Fábio Carille.
Fluminense
Fábio; Guga, Thiago Silva, Thiago Santos e Fuentes; Martinelli (Bernal), Hércules e Arias; Riquelme (Lima), Canobbio (Paulo Baya) e Cano (Serna). Técnico: Mano Menezes.
Gols: Coutinho (Com 1 min do 1º tempo) para o Vasco
Thiago Silva (Aos 31 min do 1º tempo), Cano (Aos 40 min do 1º tempo) para o Fluminense
Cartão amarelo: Paulinho, Lucas Oliveira, Hugo Moura, Jair e Mateus Carvalho (VAS); Fuentes, Thiago Silva e Bernal (FLU)
Cartão vermelho: Nenhum
Motivo: Jogo válido pela 8ª rodada do Campeonato Carioca
Local: Estádio Mané Garrincha, Brasília
Data e hora: 5 de fevereiro de 2025, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wágner do Nascimento Magalhães (Fifa/RJ)
Assistentes: Gustavo Mota Correia (RJ) e Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ)
Arbitro de vídeo: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)