Ouvindo...

Times

Por vantagem, Flamengo e Fluminense disputam a liderança da Taça Guanabara

Times de Tite e Fernando Diniz, respectivamente, chegam à 10ª rodada do Campeonato Carioca com campanhas similares

O primeiro Fla-Flu de 2024 será disputado neste domingo (25) e já tem caráter decisivo. Com campanhas similares, os times de Tite e Fernando Diniz chegam à 10ª rodada disputando a liderança da Taça Guanabara. A partir das 16h (de Brasília), no Maracanã, Flamengo e Fluminense disputarão o clássico no qual uma vitória garantirá ao vencedor uma vantagem na semifinal do Campeonato Carioca.

Flamengo e Fluminense entrarão em campo com os mesmos 21 pontos, com seis vitórias e três empates em nove rodadas. O Rubro-Negro, dono da melhor defesa e melhor ataque da competição, ocupa a primeira posição por conta do saldo de gols. Os dois já estão garantidos na semifinais do Estadual, mas ainda há disputa em aberto.

O regulamento do Carioca diz que os quatro melhores classificados se enfrentam em cruzamento olímpico nas semifinais. Ou seja, o primeiro lugar enfrenta o quarto, enquanto o segundo pega o terceiro colocado. Nesta fase, os dois primeiros lugares terão a vantagem do empate em número de pontos e saldo de gols.

O Volta Redonda, atual terceiro lugar com 18 pontos, portanto, ainda é uma ameaça. Veja a tabela completa aqui.

Leia também

Tite conta com retorno no meio de campo

Focado apenas na disputa do Campeonato Carioca neste primeiro trimestre, o técnico Tite tem feito alterações pontuais na equipe do Flamengo, mantendo o sistema de jogo. Assim, o Rubro-Negro não terá grandes novidades para o primeiro Fla-Flu de 2024. O time entrará em campo com os dois pontas, Everton Cebolinha e Luiz Araújo, e Pedro no comando do ataque.

A novidade deve ficar por conta de Erick Pulgar, recuperado de um quadro febril na última semana. Fabrício Bruno, preservado na última rodada, também volta à zaga ao lado de Léo Pereira. Por outro lado, Gerson, com infecção renal, segue sob cuidados do departamento médico do Flamengo.

Fluminense com time misto

De olho na Recopa, na quinta-feira, contra a LDU, mas também em buscar a liderança da primeira fase do Campeonato Carioca, o Fluminense deve usar um time misto. Algumas peças serão poupadas pelo técnico Fernando Diniz.

Marcelo, que deixou o duelo contra o LDU em Quito com dores, está praticamente descartado. Sendo assim, Diogo Barbosa pode iniciar o confronto. Outros nomes como Paulo Henrique Ganso, Cano, Keno e Felipe Melo devem ficar de fora.

A novidade pode ser a entrada de Renato Augusto entre os titulares. Para a defesa, Antônio Carlos deve ser escolhido por Fernando Diniz. Vale lembrar que o Fluminense não vence um clássico há nove jogos.

Flamengo x Fluminense

Flamengo

Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, De La Cruz e Arrascaeta; Everton Cebolinha, Luiz Araújo e Pedro. Técnico: Tite.

Fluminense

Fábio; Guga, Antônio Carlos, Marlon e Diogo Barbosa; André, Martinelli e Renato Augusto; Douglas Costa, Arias e John Kennedy. Técnico: Fernando Diniz.

Motivo: 10ª rodada da Taça Guanabara
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 25 de fevereiro de 2024, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Luiz Claudio Regazone
Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sá

Onde assistir:
Band (TV aberta), Bandsports (TV por assinatura) e GOAT (Youtube)

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.
Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.
Leia mais