Ouvindo...

Bahia e Vitória empatam em tenso confronto no clássico de número 500

Empurra-empurra foi comum na Arena Fonte Nova, neste sábado (1); Tricolor teve mais a posse de bola, mas não conseguiu marcar

O Ba-Vi de número 500 foi tenso. Cheio de empurra-empurra entre os jogadores, ameaçando brigar, o confronto deste sábado (1) entre Bahia e Vitória, na Arena Fonte Nova, em Salvador, acabou empatado sem gol pela sexta rodada do Campeonato Baiano.

Veja a classificação do Campeonato Baiano

O Vitória se mantém na ponta da primeira fase da competição, com 12 pontos, mas pode perder a liderança na quarta-feira (5), quando o Jacuipense, que tem 11, enfrenta o Atlético-BA. O Bahia é o terceiro, com nove. Os quatro primeiros, após nove rodadas, avançam para a semifinal.

O retrospecto dos 500 jogos é favorável ao lado tricolor da capital baiana, que comemorou 194 triunfos (como os torcedores gostam de chamar), com 680 gols marcados. O lado rubro-negro, por sua vez, celebrou 153 vitórias, com 589 tentos anotados. Os outros 153 duelos terminaram empatados.

Com mais posse de bola, a melhor chance do primeiro tempo foi do Bahia, com Lucho Rodríguez, que finalizou e Lucas Arcanjo defendeu. O Vitória contra-atacava, e em um deles Fabri apareceu na frente de Danilo Fernandes, mas chutou para fora.

No segundo tempo, os técnicos Rogério Ceni e Thiago Carpini tentaram mudanças. Ceni chegou a mudar o esquema tático, saindo de um 4-4-2, sacando Cauly, indo para um 4-3-3, com a entrada de Erick Pulga, artilheiro da Série B de 2024 e contratado do Ceará para 2025. O gol, entretanto, não saiu principalmente pela ótima atuação de Lucas Arcanjo, goleiro do Bahia.

Próximos jogos

Pelo Campeonato Baiano, o Vitória volta a campo no próximo sábado (8), contra o Porto, no Barradão, às 18h30 (de Brasília). Já o Bahia recebe na Fonte Nova o Colo Colo no domingo (9), às 16h (de Brasília).

Mas ambos jogam antes, no meio de semana, pela segunda rodada da Copa do Nordeste. O Bahia tem encontro baiano contra o Juazeirense na quarta-feira (5), às 19h (de Brasília), no estádio Adauto Morais, em Juazeiro. O Vitória, na terça-feira (4), recebe no Barradão o Sousa-PB, às 21h30 (de Brasília).

Torcida única

Por recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), os clássicos da capital baiana são disputados com torcida única. Portanto, neste sábado, apenas tricolores estiveram presentes na Fonte Nova. Foram mais de 46 mil pagantes.

Bahia 0 x 0 Vitória

Bahia

Danilo Fernandes; Gilberto, Kanu, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas (Erick), Cauly (Erick Pulga) e Éverton Ribeiro (Rodrigo Nestor); Ademir (Everaldo) e Luciano Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni

Vitória

Lucas Arcanjo; Raul Cáceres (Claudinho), Néris, Wagner Leonardo e Hugo; Baralhas (Willian Oliveira), Ronald e Wellington Rato (Carlos Eduardo); Gustavo (Matheuzinho), Fabri e Janderson (Osvaldo). Técnico: Thiago Carpini.

Cartões Amarelos: Jean Lucas, Rodrigo Nestor (Bahia); Gustavo, Janderson, Claudinho (Vitória)

Público: 46.892 pagantes
Renda: 2.053.808,00

Motivo: 6ª rodada da primeira fase do Campeonato Baiano
Data e horário: 1 de fevereiro de 2025 (sábado), às 16h (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador

Arbitro: Bruno Pereira Vasconcelos
Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha Matos e Bruno Nogueira Prado

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais