O Ceará bateu o Avaí por 2 a 0, na noite deste domingo (3), pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Erick Pulga e Lucas Mugni fizeram os gols da vitória no gramado do Castelão.
Com a vitória, o Vozão adiou o acesso do Santos para a Série A nesta rodada. O Peixe derrotou o Vila Nova por 3 a 0, na noite do último sábado (2), na Vila Belmiro, e só garantiria o acesso matemático em caso de empate ou derrota do Ceará.
Com o resultado, o Ceará subiu ao quinto lugar, com 57 pontos, apenas dois atrás do Mirassol, que ainda joga nesta rodada. O Avaí, por sua vez, estacionou em 11º lugar , com 46 pontos.
Jogo equilibrado
Sem grandes chances nos primeiros minutos, as equipes demoraram a esquentar e chegar com perigo.
A primeira grande chance veio aos 24 minutos, após cobrança de escanteio para o Avaí, Hygor cabeceou e a bola estourou no travessão e sobrou para Rodrigo Santos abrir o placar, mas o VAR analisou e anulou o gol corretamente.
O Ceará tentou bastante chegar ao ataque, mas não conseguiu produzir nenhum lance de perigo contra a meta de César, deixando o primeiro tempo sem gols no Castelão.
Clima tenso
Aos 40 minutos da primeira etapa, Giovanni sentiu e precisou deixar o jogo. Ao ser substituído, o capitão do Avaí se estranhou com o banco de reservas do Ceará e precisou ser contido pela comissão do Leão.
Ceará volta ligado
Na segunda etapa, o técnico Léo Condé promoveu a entrada de Lucas Mugni e o Vozão ganhou mais velocidade e chegava mais ao ataque.
Aos 9 minutos Lourenço chuta forte de longe e a bola entra, mas não valia mais nada. Gustavo Vilar já estava caído no chão e Daronco havia marcado falta de ataque.
Mas não demorou muito para a equipe da casa abrir o placar. Aos 12 minutos, Lucas Mugni cruzou e a bola sobrou para Erick Pulga, sozinho. O camisa 16 dominou e chutou forte para abrir o placar. 1 a 0.
Troca certeira
Lucas Mugni seguiu fazendo a diferença na segunda etapa e conseguiu ampliar o placar aos 26 minutos. Após bom passe de Saulo Mineiro, o camisa 10 do Vozão dominou sozinho e ampliou o placar. 2 a 0.
Próximos compromissos
O Ceará volta a campo no próximo dia 12 de novembro, quando enfrenta o Botafogo-SP, pela 36ª rodada da Série B, às 21h30 no gramado do Estádio Santa Cruz, na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo.
O Avaí, por sua vez, encara o Mirassol, na Ressacada,no próximo sábado (9), às 17h, pela 36ª rodada da Série B.
Ceará 2 x 0 Avaí
Ceará
Bruno Ferreira; Rafael Ramos (Raí Ramos), João Pedro, David Ricardo, Eric, Richardson, Lourenço (De Lucca), Recalde (Lucas Mugni), Saulo Mineiro (Lucas Rian), Aylon e Erick Pulga (Andrey). Técnico: Léo Condé.
Avaí
César; Marcos Vinícius, Jonathan Costa, Gustavo Vilar, Willian Maranhão; Zé Ricardo (Judson), Rodrigo Santos (Pedro Castro), Giovanni (Andrey (Natanael)); William Pottker, Hygor e Gaspar (Vagner Love). Técnico: Enderson Moreira.
Gols: Eick Pulga e Lucas Mugni, do Ceará
Cartão amarelo: Lourenço e Richardson (CEA); Giovanni (AVA)
Cartão vermelho: Não houve.
Motivo: 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 3 de novembro de 2024, às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Castelão, no Ceará
Arbitragem
- Árbitro: Anderson Daronco (FIFA)(RS)
- Assistente 1: Lucio Beiersdorf Flor (AB) (RS)
- Assistente 2: Jorge Eduardo Bernardi (AB) (RS)
- Quarto Árbitro: Joanilson Scarcella de Lima (CD) (CE)
- Quality manager: Maria Victoria Benetti Vargas (AB) (RJ)
- VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (AB) (RJ)
- AVAR: Michael Correia (AB)(RJ)
- Observador de VAR: Péricles Bassols Pegado Cortez (CBF) (RJ)
*Em colaboração com o portal Itatiaia Esporte