Ouvindo...

Árbitro de Santos x América passará por reciclagem após polêmicas na Série B

Arthur Gomes Rabelo (ES) foi alvo de diversas reclamações da equipe americana em duelo vencido pelo Peixe na Vila Belmiro

O árbitro Arthur Gomes Rabelo (ES), que comandou a partida entre Santos e América no domingo (15), passará por um período de “reciclagem”. A informação foi confirmada por Fred Cascardo, diretor de futebol do Coelho, à Itatiaia.

Leia também

Arthur Gomes comandou a vitória do Peixe por 2 a 1 na Vila Belmiro, pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O confronto, entretanto, foi marcado por duas polêmicas que geraram muita reclamação de jogadores e até da diretoria americana.

Segundo Cascardo, houve uma reunião nessa segunda (16) com a Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), envolvendo os clubes das séries A e B do Brasileirão. Uma das decisões polêmicas (entenda abaixo) foi aprovada pela entidade, que reconheceu erro da arbitragem em outro momento.

O diretor do Coelho confirmou que o juiz passará por processo de reciclagem, e na sequência, retornará às atividades normalmente.

Entenda as polêmicas

A reclamação americana começou já aos 25 minutos do segundo tempo. Após bola rebatida na entrada da área de ataque do Santos, JP Chermont finalizou com força no canto e superou Dalberson para marcar o 2 a 0 para o Peixe, em momento de grande polêmica na Vila Belmiro.

Isso porque o zagueiro Gil estava na reta do chute e em condição de impedimento. Ele fez um ‘corta luz’ e deixou a bola passar para entrar no gol. O árbitro Arthur Gomes Rabelo foi chamado ao VAR, revisou o lance e confirmou o gol santista. Na reunião dessa segunda, a CBF concordou com a confirmação do gol.

No último lance de jogo, após cobrança de escanteio do América, a bola bateu na mão do defensor do Santos. Inicialmente, o árbitro Arthur Gomes Rabelo encerrou a partida, mas em seguida, foi chamado para o VAR e não deu pênalti. O dono do apito marcou falta de ataque do América e encerrou a partida. Essa decisão, ao contrário da primeira, foi tida como errada por parte da CBF.

Na saída de campo, alguns jogadores do Coelho sequer quiseram conceder entrevista. Os que falaram, fizeram duras críticas ao trabalho do árbitro.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Fabrício Calazans se formou em jornalismo no UniBH. Ingressou na Itatiaia como estagiário em 2010 e passou por edição, reportagem, produção e apresentação. No “ar”, iniciou cobrindo a Copa Itatiaia. Foi também setorista da Federação Mineira de Futebol, apresentador do Apito Final e plantão nas Jornadas Esportivas. Atualmente faz a cobertura do América. Tem no currículo participações em eventos nacionais e internacionais de futebol e esportes olímpicos.
Leia mais