Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Botafogo-SP e América iniciam campanha na Série B após ‘períodos sabáticos’

Pantera e Coelho se enfrentam nesta sexta-feita (19) no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, pela 1ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

Começa nesta sexta-feira (19) a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro para Botafogo-SP e América. As equipes se enfrentam às 19h (de Brasília) no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, pela 1ª rodada da competição.

Antes da estreia na competição, ambas as equipes viveram um “mês sabático” após eliminações em outros campeonatos. O Botafogo-SP avançou para a terceira fase da Copa do Brasil, mas não se classificou ao mata-mata do Campeonato Paulista. Dessa forma, o time não entra em campo desde 14 de março, quando superou o Anápolis-GO por 2 a 1 na segunda fase da competição nacional.

O América, por sua vez, não joga uma partida oficial desde 17 de maço, quando venceu o Atlético por 2 a 1, mas acabou eliminado do Campeonato Mineiro na semifinal. Além disso, o Coelho caiu ainda na primeira fase da Copa do Brasil. Em quase um mês sem compromissos, ambas as equipes fizeram apenas jogos-treino de preparação para a Série B.

Botafogo-SP em busca de reafirmação após decepção no Paulista

Dono da casa, o Botafogo-SP quer mudar o cenário de 2023 e brigar pelo acesso à Série A 2025. Na temporada passada, a Pantera terminou a Série B em 12º e passou longe de qualquer chance de acesso.

O começo de 2024 foi promissor, com elogios à defesa e também às ações de contra-ataque na armação de jogadas. Entretanto, a campanha no estadual não foi boa e quase terminou com rebaixamento. A Pantera teve a 4ª pior campanha dentre os 16 clubes.

Por ora, o reforço da temporada é o volante Gustavo Bochecha, ex-Inter de Limeira, que deve ser titular contra o América. Além dele, os atacantes Robinho e Douglas Baggio devem fazer parte da formação de ataque após se recuperarem de lesões.

Robinho não entra em campo há dez meses por conta de uma cirurgia no joelho, enquanto Baggio está recuperado de lesão muscular.

América com novidades e motivação para voltar à Série A

Rebaixado em 2023 como pior time da Série A, o América promoveu importantes mudanças no elenco para lutar pelo acesso e voltar à elite nacional o quanto antes. Agora sob comando do técnico Cauan de Almeida, o Coelho já terá reforços à disposição para a estreia da Série B.

Dois dos três últimos contratados estão relacionados: o goleiro Elias e o meio-campista Wallisson. O atacante Vinicius, por sua vez, ficou de fora para aprimorar a parte física.

Um desfalque importante para o Coelho é o meia Moisés. Titular no meio-campo americano, o jogador se recupera de lesão muscular na coxa direita e não vai para o jogo. Outra baixa é o atacante Rodrigo Varanda, liberado para resolver assuntos particulares.

Leia também

Retrospecto marcado por empates

Botafogo-SP e América se enfrentaram apenas 11 vezes na história, incluindo duelos pelas séries A e B do Campeonato Brasileiro. No total, são quatro vitórias da Pantera, cinco empates e duas vitórias do Coelho.

O último encontro das equipes foi pela Série B de 2020. Em Belo Horizonte, o jogo terminou empatado por 1 a 1, com gols de Messias, para o América; e Victor Bolt, para o Botafogo-SP.

Botafogo-SP x América

Provável Botafogo-SP

Michael; Matheus Costa, Lucas Dias e Bernardo Schapo; Emerson Negueba, Matheus Barbosa, Gustavo Bochecha e Jean Victor; Robinho, Alex Sandro e Douglas Baggio. Técnico: Paulo Gomes.

Provável América

Dalberson; Matheus Henrique, Éder, Julio e Marlon (Nicolas); Alê, Juninho e Wallisson (Rodriguinho); Fabinho, Vitor Jacaré e Brenner. Técnico: Cauan de Almeida.

Motivo: 1ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 19h (de Brasília)
Local: estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo

Arbitragem: Gustavo Ervino Bauermann-SC
Auxiliares: Henrique Neu Ribeiro-SC e Gizeli Casaril-SC
VAR: Diego Pombo Lopez-BA (VAR Fifa)

Transmissão: Itatiaia, no rádio e no Youtube, a partir das 18h50 (de Brasília). Até o momento, o jogo não tem programação de transmissão na TV.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Fabrício Calazans se formou em jornalismo no UniBH. Ingressou na Itatiaia como estagiário em 2010 e passou por edição, reportagem, produção e apresentação. No “ar”, iniciou cobrindo a Copa Itatiaia. Foi também setorista da Federação Mineira de Futebol, apresentador do Apito Final e plantão nas Jornadas Esportivas. Atualmente faz a cobertura do América. Tem no currículo participações em eventos nacionais e internacionais de futebol e esportes olímpicos.
Leia mais