O rebaixamento é o grande fantasma dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Ano após ano, a disputa se torna cada vez mais acirrada, prepara surpresas e assusta os gigantes do país.
Assim como em 2024, a tendência é que a briga contra a degola seja intensa no Brasileirão desta temporada. Mais uma vez, os quatro piores colocados cairão para a Série B.
Com o acesso do Santos, a elite do futebol nacional volta a contar com todos os “12 grandes”. No entanto, não para por aí. Além dos clubes mais tradicionais, a Primeira Divisão conta com equipes emergentes que podem surpreender.
Quem brigará contra o rebaixamento?
Para saber como será a briga contra o Z4, a Itatiaia ouviu oito jornalistas de diferentes partes do país. Nove equipes foram citadas como principais candidatas à queda.
- Mirassol: 8 votos menções
- Ceará: 7 menções
- Juventude: 7 menções
- Sport: 6 menções
- Bragantino: 5 menções
- Vitória: 5 menções
- Vasco: 4 menções
- Grêmio: 1 menção
- Santos: 1 menção
O que pensam os especialistas
Edu Panzi, comentarista da Itatiaia
“Mirassol, Ceará e Sport são clubes que provavelmente brigarão contra o rebaixamento em 2025, já que vieram da Série B e a primeira temporada após o acesso é sempre mais difícil e de afirmação, principalmente quando não se é um dos gigantes. Como o Santos, que também veio da B, porém tem Neymar e deve fazer um Brasileirão com menos sofrimento”, iniciou o comentarista.
“Neste grupo da briga contra a degola ainda podemos incluir Juventude e Vitória. O rubro-negro baiano fez bom estadual, mas tem um time modesto e um elenco limitadíssimo quando o assunto é campeonato de regularidade e com 38 rodadas. Já o Juventude é um clube que joga a Série A por permanência sempre, independentemente do momento”, agregou.
“Entre os grandes, pela dificuldade demonstrada nas últimas temporadas e a desorganização administrativa, o Vasco talvez seja o principal candidato a lutar na parte de baixo da tabela. Precisa evoluir muito dentro e fora do campo para voltar aos áureos tempos. A maior incógnita do campeonato é o RB Bragantino. É um clube organizado, tem investimento, mas já vem de alguns meses de muita oscilação”, finalizou.
Alexandre Lozetti, comentarista do Sportv
“O futebol brasileiro é uma série cheia de reviravoltas e as opiniões de março podem esfarelar até dezembro, mas, inicialmente, a equipe mais desafiada a permanecer na elite é o Mirassol. Pelo ineditismo de sua presença, por ser de uma pequena cidade, de pouca torcida, e ter tido um estadual atrapalhado, inclusive com troca de treinador. Não será fácil. Outro clube do interior paulista, o Bragantino, tem realidade diferente - muito mais tradição e dinheiro -, mas desde o ano passado tem jogado muito mal. Precisa melhorar bastante para não correr sérios riscos. E não vejo nenhum grande flertando, neste momento, com a queda. Mas, fatalmente, vai acontecer. Vai depender de como os clubes vão encarar o calendário cheio de competições. O Brasileirão não aceita ser deixado de lado”, analisou o comentarista.
Gustavo Louzada, repórter da Rádio Caxias, de Caxias do Sul-RS
“Numa visão inicial imagino que Ceará, Juventude, Mirassol, Sport e Vitória. E sem esquecer de alguns grandes que podem aparecer nessa lista”, apontou o repórter.
“O Juventude vem na mesma situação do ano passado. Com o menor orçamento da primeira divisão e jogadores pouco conhecidos, no perfil que chega “com fome” pra mostrar serviço numa série A. No primeiro trimestre fez uma ótima campanha no Gauchão, fazendo uma campanha superior a do Grêmio e sendo eliminado nos pênaltis na semifinal. O ponto negativo foi a eliminação na primeira fase da Copa do Brasil”, complementou.
Leonardo Oliveira, comentarista da Rádio Gaúcha, de Porto Alegre-RS
“Vejo (como candidatos) o Sport, o Mirassol, que terá uma logística complicada, o Juventude, que tem o menor orçamento, o Ceará e o Vitória, que, ao lado do Bahia, é o time da Série A que mais atuou em 2025 e terá Sula e parte da Copa do Nordeste em paralelo ao Brasileirão”, comentou.
Marcel Rizzo, colunista do Estadão
“Eu acho que todo ano as equipes que sobem da B para A acabam sendo candidatas ao rebaixamento, enfim, porque estão vindo da B e, às vezes, o investimento está um pouquinho menor do que os times que já estavam no ano passado recebendo valores um pouco maiores de direitos de televisão, alguns direitos comerciais e tudo mais. Acho que o Mirassol é um grande candidato ao rebaixamento. É uma equipe novata na série A e tem realmente um investimento inferior a outros clubes, inclusive a clubes que subiram junto como o próprio Santos, o Sport e o Ceará, que têm investimentos maiores”, começou o jornalista.
“Então eu colocaria numa ordem assim: Mirassol, observando o Ceará, Sport e o Vitória. Eu acho que o Vitória montou um elenco também mediano, chegou na final, mas foi superado pelo Bahia com certa facilidade. O Bragantino e o Juventude, eu acho que entram também como candidatos. De clubes maiores, o Santos está voltando da Série B, eu acho que a gente tem que olhar um pouquinho. Um pouquinho pro Fortaleza, que tem um começo de ano muito ruim. O Vasco, que tem ali problemas extra-campo com a situação da SAF, de quem assume. Eu acho que o Vasco pode ter alguns problemas aí pra jogar na Série A também”, apontou.
Rafael Teles, repórter do Ge.Globo na Bahia
“Ceará, Mirassol, Sport, Juventude, Bragantino, Vasco, Grêmio e Vitória. O primeiro ano no retorno à elite é sempre muito difícil, então imagino que com exceção do Santos de Neymar os outros três times que subiram vão precisar lutar contra o rebaixamento. Coloco na lista também equipes que em 2024 ficaram na segunda parte da tabela, e começaram o ano com dificuldade nos jogos mais pesados”, argumentou.
Gabriel Carneiro, diretor de conteúdo do Desimpedidos
“Os times que vêm da Série B, principalmente por questão financeira, acabam sendo candidatos ao rebaixamento no ano seguinte. Só tiro o Santos dessa briga em 2025 pelo efeito Neymar. Mas acho que Mirassol, Sport e Ceará podem ter problemas”, iniciou o jornalista.
“Levando em conta o começo de ano e a força de elenco dos outros 16 clubes, vejo Juventude, Red Bull Bragantino e Vasco numa prateleira abaixo dos concorrentes”, finalizou.
Wellington Campos, repórter da Itatiaia no Rio de Janeiro
“Todo ano temos surpresas nos times rebaixados. E neste ano não deve ser diferente. Acredito que o Vasco fique no meio de tabela. Inicialmente times recém chegados da Série B, são candidatos ao rebaixamento se os grandes times conseguirem jogar regularmente. Mas, não será surpresa se esses pequenos não forem rebaixados. Sport, Ceará, Juventude e Mirassol”, analisou.
1ª rodada do Brasileirão
O Campeonato Brasileiro de 2025 começa neste sábado (29), com seis jogos. Três partidas serão disputadas no domingo (30) e uma na segunda-feira (31).
29 de março - sábado
- Cruzeiro x Mirassol (18h30) Mineirão, em Belo Horizonte
- Grêmio x Atlético (18h30) Arena do Grêmio, em Porto Alegre
- Fortaleza x Fluminense (18h30) Arena Castelão, em Fortaleza
- Juventude x Vitória (18h30) Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul-RS
- Flamengo x Internacional (21h) Maracanã, no Rio de Janeiro
- São Paulo x Sport (18h30) MorumBis, em São Paulo
30 de março - domingo
- Vasco x Santos (18h30) São Januário, no Rio de Janeiro
- Palmeiras x Botafogo (16h) Allianz Parque, em São Paulo
- Bahia x Corinthians (20h) Arena Fonte Nova, em Salvador
31 de março - segunda-feira
- Red Bull Bragantino x Ceará (20h) Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista-SP