Ouvindo...

Vitória e Fortaleza se enfrentam entre busca pela permanência e sonho do título

Rubro-Negro pode garantir mais um ano na Série A neste domingo (29); Tricolor precisa vencer para seguir com chances de levantar a taça

Vitória e Fortaleza se enfrentam com objetivos distintos, mas bem definidos na Série A do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (1º), as equipes entram em campo a partir das 18h30 (de Brasília), no Barradão, em Salvador, pela 36ª rodada da competição nacional.

Depois de empatar com o Botafogo em 1 a 1, fora de casa, o Leão da Barra está muito próximo de garantir a permanência na elite do futebol nacional.

Para atingir o feito, basta vencer o rival nordestino, independentemente dos resultados dos jogos de RB Bragantino e Fluminense, que também disputam a permanência. Isso porque os confrontos diretos nas rodadas seguintes impediriam uma volta do time baiano ao Z4.

Com qualquer outro resultado no Barradão, o Rubro-Negro só poderá alcançar o principal objetivo do ano na próxima rodada, quando enfrentará o Grêmio, novamente em casa. A equipe treinada por Thiago Carpini ocupa a 12ª posição do Brasileirão, com 42 pontos.

Do lado do Leão do Pici, o empate contra o Flamengo complicou a busca pelo título, ainda possível, mas improvável. O time está na quarta colocação, com 65 pontos, empatado com o Inter, mas com desvantagem no saldo de gols.

A diferença para o líder Botafogo, com 73, é de oito pontos, com nove a disputar. O Fortaleza precisa vencer os três jogos restantes e torcer para o Botafogo perder os dois que tem a fazer, ou empatar um, só que o Leão precisaria tirar uma desvantagem de 13 gols no saldo.

Como chega o Vitória

No Vitória, a principal dúvida gira em torno de Matheuzinho. Destaque do time no Brasileirão, o meia sofreu um trauma no joelho contra o Botafogo, na última rodada. No entanto, ele participou do treino da última sexta-feira (29) e deve estar à disposição.

De qualquer forma, caso não possa contar com seu principal jogador, o técnico Thiago Carpini pode escalar Jean Mota. Outra opção é reforçar o meio com três volantes, como Luan, Ricardo Ryller e Willian Oliveira, ou Ricardo Ryller, Filipe Machado e Willian Oliveira.

O atacante Carlos Eduardo, suspenso pelo acúmulo de cartões amarelo, está fora da partida. Já o Caio Vinícius, em processo de transição após uma lesão no púbis, é dúvida. Ele não entra em campo desde o dia 25 de agosto, quando o Vitória perdeu para o São Paulo por 2 a 1, no Morumbis.

Como chega o Fortaleza

Do lado do Fortaleza, o lateral Eros Mancuso recebeu cartão amarelo no empate por 0 a 0 contra o Flamengo, na Arena Castelão, acumulou três advertências e terá que cumprir suspensão contra o Vitória.

O argentino, contratado em meados de 2024, é lateral-direito de origem, mas vem jogando com boas atuações improvisado na esquerda. Felipe Jonatan, especialista da posição, será o substituto.

O volante Matheus Rossetto deixou a partida de terça-feira (26) com problema físico, segundo o técnico Juan Pablo Vojvoda. Ele será reavaliado, mas deve jogar.

Reencontro entre Marinho e Vitória

O jogo deste domingo marca também um reencontro entre o atacante Marinho, hoje no Fortaleza, e o Vitória. Será a primeira vez que o ídolo rubro-negro jogará no Barradão desde que deixou o clube baiano, em 2016.

Na última sexta (29), o Leão da Barra informou à Itatiaia que ainda não havia uma homenagem programada ao atleta antes da bola rolar. Isso pode mudar até a hora da partida.

Marinho tem 34 anos e tornou-se ídolo do Vitória em 2016, quando ajudou o clube a se salvar do rebaixamento à Segunda Divisão. O Leão terminou a Série A daquele ano na 16ª colocação, com 45 pontos, e o atacante foi o artilheiro do time, com 12 gols.

Aliás, aquela foi a segunda temporada mais goleadora de Marinho na carreira, com 21 tentos marcados em 42 jogos. Apenas em 2020, pelo Santos, o jogador balançou as redes mais vezes (24).

Leia também

Vitória x Fortaleza

Vitória

Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Edu, Neris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Ricardo Ryller, Willian Oliveira e Matheuzinho (Filipe Machado/Jean Mota); Gustavo Mosquito e Alerrandro. Técnico: Thiago Carpini.

Fortaleza

João Ricardo; Brítez, Kuscevic, Titi e Felipe Jonatan; Matheus Rossetto, Hércules e Martinez; Marinho, Lucero e Moisés. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Motivo: 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 1º de dezembro de 2024 (domingo), às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Árbitro de vídeo: Daiane Muniz (Fifa-SP)

Transmissão

Premiere.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais