Claramente focado nas copas, o Atlético volta a campo neste domingo (15) e encara o Bahia pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ao contrário da equipe mineira, o Tricolor tem na competição mais importante do país a única porta para alcançar o objetivo de disputar a Libertadores em 2025.
Mas estar vivo no torneio sul-americano e na Copa do Brasil não dá ao Galo a tranquilidade de abrir mão de figurar no G6 da Série A. Contudo, neste momento, a situação não é nada animadora. Com 33 pontos conquistados, o Alvinegro está a oito do São Paulo, sexto colocado. O Bahia, por sua vez, aparece com 39, na sétima posição.
Neste cenário, mesmo que de olho na partida contra o Fluminense, marcada para quarta-feira (15), pela Libertadores, os comandados do técnico Gabriel Milito precisam derrotar o adversário do fim de semana, fora de casa, para não ficarem mais longe do pelotão de frente do Brasileirão.
Titulares poupados
Pensando no desgaste de alguns atletas, como o lateral-esquerdo Guilherme Arana, por exemplo, a tendência é que o técnico argentino faça algumas mudanças no time. A entrada do volante Fausto Vera é uma delas; porém, de forma obrigatória.
Durante o confronto com o São Paulo, nessa quinta-feira (12), Otávio deixou o campo após deslocar o ombro aos cinco minutos do primeiro tempo; ele ficará sob cuidados do departamento médico por tempo indeterminado.
Além de Arana, o zagueiro paraguaio Junior Alonso, o volante equatoriano Alan Franco e o atacante Paulinho, todos titulares, foram poupados.
Peças à disposição
Assim como Fausto Vera, que deve reassumir a titularidade, o atacante Deyverson volta a estar à disposição de Milito. Ele e o argentino atuaram por Cuiabá e Corinthians, respectivamente, e por isto não foram relacionados na Copa do Brasil.
Mais três no DM
Além de Otávio, outros três jogadores estão no departamento médico. O meia Matías Zaracho segue se recuperando da cirurgia para se livrar da pubalgia. O atacante Alisson se recupera de entorse no tornozelo; o chileno Vargas, por sua vez, sente dores na panturrilha esquerda e também deve ser preservado.
Bahia pressionado
O Bahia, por sua vez, só terá o Brasileirão como foco até o final da temporada. Na última quinta-feira (12), a equipe treinada por Rogério Ceni foi eliminada pelo Flamengo da Copa do Brasil, nas quartas de final.
Com isso, existe uma pressão para o time se classificar à Libertadores do ano que vem via Série A. A última vez que o Esquadrão de Aço disputou o torneio continental foi em 1989, um ano depois de conquistar seu último título brasileiro.
Prováveis desfalques
Rogério Ceni deve contar com até quatro desfalques para o duelo com o Galo. Em recuperação de uma lesão nas costas, o atacante Biel provavelmente não será relacionado.
Além dele, o volante Nicolás Acevedo, o zagueiro Victor Cuesta e o meia Tiago, todos em processo de transição física, também devem ficar de fora.
A tendência, portanto, é que o comandante tricolor repita a formação que foi derrotada pelo Flamengo na última quinta.
Bahia x Atlético
Bahia
Marcos Felipe; Santi Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Thaciano e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.
Atlético
Everson; Renzo Saravia (Mariano), Bruno Fuchs e Rodrigo Battaglia (Lyanco); Fausto Vera, Igor Gomes, Gustavo Scarpa (Brahian Palacios), Rubens e Bernard; Deyverson (Cadu) e Hulk. Técnico: Gabriel Milito
Motivo: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Horário: 18h30 (de Brasília)
Data: 15 de setembro de 2024 (domingo)
Arbitragem: Rafael Rodrigo Klein, auxiliado por Maira Mastella Moreira e Tiago Augusto Kappes Diel
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Transmissão: Amazon Prime, Globo, Premiere, SporTV