O capítulo “2024" da história entre Bahia e Vitória terá seu fim neste domingo (11), a partir das 16h (de Brasília). Depois de cinco clássicos extremamente disputados, os rivais se encontrarão pela última vez no ano na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), pela 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Até o momento, o Rubro-Negro baiano leva vantagem, com duas vitórias, contra uma do Tricolor e um empate. Além disso, o Leão conquistou o título do Campeonato Baiano de 2024 sobre o principal rival.
O momento atual, entretanto, é bem distinto. Enquanto o time treinado por Rogério Ceni briga por uma vaga na Libertadores da América, o de Thiago Carpini luta contra o rebaixamento.
Como chega o Bahia
Apesar de encontrar-se melhor que o rival, o Bahia busca interromper uma sequência indigesta no Brasileirão. A última vitória do Tricolor na competição ocorreu há mais de um mês, contra o Athletico-PR, fora de casa, por 3 a 1. Desde então, são três derrotas e dois empates.
Como inspiração, a equipe usa o desempenho na Copa do Brasil. Na última quarta-feira (7), o Esquadrão venceu o Botafogo por 1 a 0 na Fonte Nova e avançou às quartas de final da competição de mata-mata.
O Bahia deve ter quatro desfalques para o clássico. O lateral-direito Gilberto, com problema muscular, e o atacante Ademir, com lesão no músculo da posterior da coxa esquerda, estão entregues ao departamento médico.
O volante Nicolás Acevedo, que se recupera de uma cirurgia no joelho direito, também não está à disposição do treinador Rogério Ceni.
Já o volante Rezende encontra-se em processo de transição física, mas, segundo Ceni, não deve se recuperar a tempo para o duelo de domingo.
Como chega o Vitória
O Vitória, por sua vez, quer manter a sequência que imprimiu nas duas últimas partidas, quando venceu Palmeiras, fora de casa, e Cuiabá, em casa. As duas vitórias ajudaram o clube a se recuperar de seu pior primeiro turno na história dos pontos corridos.
Dentro da Fonte Nova, porém, o Rubro-Negro busca quebrar um tabu. A última vitória sobre o Bahia na Arena ocorreu em 2020, pela Copa do Nordeste, por 2 a 0. Desde então, são duas vitórias tricolores e três empates.
A principal ausência do Leão é a do meia Matheuzinho. Destaque do time em 2024, o camisa 30 está suspenso com três cartões amarelos. A tendência é que Jean Mota seja o substituto.
Apesar disso, o Leão terá retornos importantes. A começar pelo técnico Thiago Carpini, que cumpriu suspensão contra o Cuiabá - mesmo caso do lateral-esquerdo Lucas Esteves.
O atacante Everaldo, recuperado dos problemas físicos que o impediram de atuar no último jogo, deve retornar. O volante Caio Vinícius, em processo de transição, é dúvida. Léo Naldi, com síndrome gripal, e Patric Calmon, com catapora, também.
Bahia x Vitória
Bahia
Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba (Iago Borduchi); Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Thaciano e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.
Vitória
Lucas Arcanjo; Willean Lepo, Neris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Ricardo Ryller (Filipe Machado), Luan Santos, Willian Oliveira e Jean Mota (Léo Naldi); Osvaldo e Alerrandro (Janderson). Técnico: Thiago Carpini.
Motivo: 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 11 de agosto de 2024 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (SP) e Thiaggo Americano Labes (SC)
Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Transmissão
Premiere.