Vasco e Fluminense se reencontram pela Série A do Campeonato Brasileiro, neste sábado (10), às 21h30 (de Brasília), em campo neutro. Assim como no ano passado, o Cruzmaltino terá que mandar o duelo contra o Tricolor no Estádio Nilton Santos.
São Januário, a casa vascaína, não pode receber o clássico, segundo recomendação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Sendo assim, a diretoria vascaína negociou com o Botafogo para mandar o clássico por lá.
A primeira opção para o clássico foi no Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, e esbarrou no mesmo problema: segurança pública para o duelo. Chegou-se a cogitar o confronto no Maracanã, com 90% da torcida do Vasco, mas o Flamengo, que administra o estádio junto com o Flu, negou o pedido.
Esta será a 17ª vez que Vasco e Fluminense se encaram no tradicional Niltão. Ao todo, são seis vitórias para cada lado e quatro empates. O confronto será um tira-teima no estádio.
Como chega o Vasco
Depois de uma boa arrancada, o Cruzmaltino já está há três jogos sem vencer na Série A, o que colocou a equipe de novo mais próxima da parte de baixo da tabela do que o G6 do torneio.
Para o duelo, o técnico Rafael Paiva não terá jogador suspenso e ainda conta com a volta do zagueiro João Victor. Lucas Piton é dúvida. Coutinho, Jair e Paulinho estão no departamento médico.
Como chega o Fluminense
O Tricolor vive um ótimo momento na Série A do Brasileiro. Após ser o lanterna por diversas rodadas, o Fluminense venceu os últimos quatro confrontos e pode deixar a zona de rebaixamento em caso de vitória sobre o rival.
Recém-contratado, o volante Facundo Bernal já está liberado para estrear e pode ser a novidade de Mano Menezes para o duelo. A tendência é que, caso seja titular, ganhe a vaga de Martinelli.
Os desfalques de Mano Menezes são Marcelo, Nonato, Marquinhos, Terans e Lelê, todos machucados. Não tem nenhum atleta suspenso para o clássico. Serna com um incômodo é mais um que deve ficar fora.
Vasco x Fluminense
Vasco
Léo Jardim; Paulo Henrique, Léo (João Victor), Maicon e Lucas Piton (Victor Luís); Hugo Moura, Mateus Carvalho e Payet; Adson, David e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Thiago Santos, Thiago Silva e Diogo Barbosa; André, Martinelli (Bernal) e Paulo Henrique Ganso; Keno, Arias e Kauã Elias. Técnico: Mano Menezes
Motivo: Jogo válido pela 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro
Data e hora: 10 de agosto de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Lucio Beiersdorf Flor (RS) e Michael Stanislau (RS)
Arbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (RS)
Transmissão: TV Globo e Premiere