O Fortaleza é o único time que ainda não perdeu como mandante na Série A do Brasileirão em 2024 e vai defender essa invencibilidade neste sábado (10), contra o Criciúma, pela 22ª rodada. O jogo na Arena Castelão, na capital cearense, começa às 16h (de Brasília).
Foram 11 jogos, com oito vitórias e três empates. Os 27 pontos deixam, neste momento, o Leão com a melhor campanha em casa nesta edição da elite nacional.
Em terceiro lugar na classificação geral, com 39 pontos em 20 partidas, o Fortaleza pode terminar a rodada na segunda posição se bater o Criciúma e o Flamengo não ganhar do Palmeiras no Maracanã, no Rio, no domingo (13). Os cariocas têm um ponto a mais na tabela, 40. O líder é o Botafogo, com 43 pontos, mas em 21 confrontos.
O Fortaleza também defende uma sequência de sete partidas sem perder, com incríveis seis vitórias e um empate. A única igualdade foi justamente contra o Criciúma, no 1 a 1 em Santa Catarina de 24 de julho, em jogo atrasado da 3ª rodada.
Se vencer ou empatar, o Leão iguala marca de 2022, quando no segundo turno se manteve oito jogos invicto na arrancada que tirou o time da lanterna do Brasileirão para a oitava colocação e vaga na Libertadores.
O Criciúma é o 12º colocado, com 24 pontos, mas em 19 partidas. São dois jogos a menos do que a maioria dos rivais. O time vem de uma boa sequência também, com vitórias sobre o Juventude e o Atlético e o empate frente ao Fortaleza.
Problemas médicos
O técnico do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda, continua com jogadores importantes no departamento médico. O centroavante Lucero, vice-artilheiro do Brasileirão com oito gols, dois a menos do que Pedro, do Flamengo, está com um edema muscular na coxa direita e provavelmente não atua. Renato Kayzer, que fez um dos gols contra o Cruzeiro, será mantido.
Outro argentino, o meia Pochettino, tem uma contratura muscular e o departamento médico trabalha para deixá-lo pronto para o jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana contra o Rosario Central, na Argentina, na próxima quarta-feira (14).
O lateral-direito Tinga, capitão do time, tem edema na coxa esquerda e também deve ficar fora mais uma vez. Vojvoda tem improvisado na posição o zagueiro Brítez. Em fortalecimento muscular, o meia Calebe, ex-Atlético, se mantém longe dos relacionados.
Há dúvidas também sobre a situação física de Marinho, que deixou o jogo contra o Cruzeiro, na segunda-feira (5), machucado.
Quem pode retornar é o atacante Imanol Machuca, que está em transição física depois de se recuperar de um edema na coxa esquerda. Não há jogadores suspensos para sábado e o volante Hércules, que não enfrentou o Cruzeiro por suspensão, estará entre os titulares.
Desfalques por contrato
No Criciúma, o técnico Cláudio Tencati não terá três jogadores. O meia Felipe Mateus acumulou três cartões amarelos e está suspenso. O zagueiro Tobias Figueiredo e o volante Ronald pertencem ao Fortaleza e seria preciso pagar alta multa para escalá-los, como consta no contrato de ambos.
O zagueiro Wilker Ángel, o lateral-esquerdo Miguel Trauco e o atacante Bolasie não participaram de treinamento nesta semana, por questões físicas, mas não devem ser problemas para a partida.
Continuam em transição do departamento médico o meia Matheusinho, o volante Barreto e o atacante Arthur Caíke, todos retornando de problemas musculares
Fortaleza x Criciúma
Fortaleza
João Ricardo; Brítez, Titi, Kuscevic e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Matheus Rossetto e Hércules; Yago Pikachu, Renato Kayzer e Breno Lopes. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Criciúma
Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Ángel e Trauco; Newton, Meritão, Allano, Marquinhos e Marcelo Hermes; Bolasie. Técnico: Cláudio Tencati.
Motivo: 22ª rodada da Série A do Brasileiro
Data e horário: 10 de agosto de 2024 (sábado), às 16h (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Kleber Ariel Gonçalves da Silva (PR)
Auxiliares: Bruno Boschillia (PR) e Victor Hugo Imazu Dos Santos (PR)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Transmissão: Premiere