Ouvindo...

Times

Com ‘lei do ex’, Botafogo vence Grêmio e assume a liderança do Brasileirão

Cuiabano e Júnior Santos levaram o Glorioso à ponta da tabela na noite deste domingo (16), em Cariacica

Neste domingo (16), o Botafogo assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro ao vencer o Grêmio por 2 a 1, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, em confronto válido pela nona rodada do torneio. Cuiabano e Júnior Santos marcaram os gols da vitória botafoguense, enquanto Gustavo Nunes descontou para os Tricolores.

Com 19 pontos, o Glorioso sobe duas posições e assume a ponta da tabela de classificação. Do outro lado, os gaúchos entram para a zona de rebaixamento ao somar seis pontos em sete jogos disputados.

Próximos jogos

O Grêmio volta a campo na próxima quarta-feira (19), às 20h (horário de Brasília), contra o Fortaleza. O duelo será disputado na Arena Castelão, no Ceará.

Já o Botafogo abre a 10ª rodada, no mesmo dia, contra o Athletico-PR, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. A bola rola para as equipes às 19h.

O jogo

O Botafogo começou dominando as principais ações do jogo. Os cariocas levaram perigo com Tchê Tchê e Óscar Romero logo nos primeiros minutos com a bola rolando.

‘Lei do ex’ em ação

Aos 9 minutos do primeiro tempo, dentro da grande área, Cuiabano recebeu um belo cruzamento de Marlon Freitas e abriu o placar em Cariacica. O ex-lateral-esquerdo do Grêmio fez a lei do ex entrar em ação, contudo não comemorou o tento marcado contra seu antigo clube.

Grêmio aparece no jogo

Os Tricolores começaram a mostrar força ainda na primeira fase do jogo. Aos 20 minutos, chegaram ao gol de empate com Gustavo Nunes. A jogada iniciou-se com passe de Cristaldo para Pavón, pelo lado direito, que bateu cruzado. A bola desviou-se em Lucas Halter e sobrou para o camisa 39 balançar as redes.

Cariocas voltam a se impor

O segundo tempo da partida recomeça com pressão botafoguense. Logo, aos 11 minutos, Júnior Santos recuperou a vantagem dos cariocas ao receber a assistência de Luiz Henrique. O atacante do Fogão aproveitou o bote errado de Geromel e marcou o segundo tento.

Festa botafoguense em Cariacica

Apesar de o Grêmio ser o mandante do confronto, foram os botafoguenses que dominaram o Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. A torcida do time carioca se fez maioria no território capixaba e fez uma bela festa com direito a mosaico na entrada dos jogadores.

Grêmio 1x2 Botafogo

Grêmio

Caíque; Fábio, Pedro Geromel, Gustavo Martins e Mayk; Carballo (Edenílson), Dodi (Du Queiroz) e Cristaldo (Nathan); Pavón (Everton Galdino), João Pedro (Nathan Fernandes) e Gustavo Nunes

Botafogo

John Vitor; Damián Suárez, Lucas Halter, Bastos e Cuiabano; Gregore (Yarlen), Marlon Freitas, Luiz Henrique (Danilo Barbosa), Óscar Romero (Diego Hernández) e Tchê Tchê (Eduardo); Júnior Santos

Gols

Cuiabano (aos 9min do 1ºT) e Júnior Santos (aos 11min do 2ºT), pelo Botafogo, e Gustavo Nunes (aos 20min do 1ºT)

Cartões amarelos

Carballo, Everton Galdino e Gustavo Nunes (Grêmio); Damián Suárez, Gregore e Yarlen (Botafogo)

Motivo: 9ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Data: 16 de junho de 2024 (domingo), às 18h30 (de Brasília)

Local: Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES)

Árbitro: Paulo César Zanovelli (Fifa-MG)

Auxiliares: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Fernanda Nândrea Gomes Antunes (MG)

Árbitro de vídeo: Wagner Reway (Fifa-ES)

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Ana Luiza Pereira é jornalista formada pela PUC Minas. Repórter multimídia da Rádio Itatiaia, dedica-se à cobertura de esportes em geral. Acumula passagens anteriores pela TV Horizonte, Rádio Inconfidência e Rede Minas de Televisão.
Leia mais