Ouvindo...

Times

Bahia visita o Criciúma em busca da liderança da Série A

Equipes se encontrarão pela terceira vez nesta temporada; na Copa do Brasil, Esquadrão levou a melhor

O sonho de qualquer torcedor do Bahia é terminar o domingo (16) na liderança da Série A do Campeonato Brasileiro. Para isso, o time treinado por Rogério Ceni terá de bater o Criciúma no Heriberto Hülse, em jogo válido pela nona rodada da competição. A bola começa a rolar às 18h30 (de Brasília).

Além disso, o Tricolor de Aço também precisará torcer para um tropeço do Flamengo diante do Athletico-PR. O duelo de rubro-negros acontece na Ligga Arena, em Curitiba (PR), às 16h.

Bahia em grande fase

O Esquadrão vive grande fase na temporada. Está invicto há 10 jogos, com sete vitórias e três empates, e ocupa a vice-liderança do Brasileirão, com 17 pontos.

A última derrota foi para o Fluminense, no dia 16 de abril, pela segunda rodada da Série A. O único percalço desde então foi a eliminação da Copa do Nordeste, nos pênaltis, após empate em 0 a 0, para o CRB.

Questionado sobre por que é tão difícil vencer o Bahia, o técnico Rogério Ceni destacou a entrega dos jogadores dentro de campo.

“Porque [os jogadores] chegaram em um ponto de entender que o talento sozinho não sobrevive. O que mais evoluímos foi o sistema de marcação. Eu acho que até houve um decréscimo em oportunidades de gol e chances criadas, mas houve uma evolução de entrega de caras que são diferentes tecnicamente, mas que se sujeitam a marcar. O fator determinante é a entrega deles”, afirmou.

Terceiro encontro

Criciúma e Bahia se enfrentarão pela terceira vez nesta temporada, já que foram adversários na terceira fase da Copa do Brasil. O Esquadrão levou a melhor nas duas primeiras ocasiões: venceu por 1 a 0 na Fonte Nova e por 2 a 0 no Heriberto Hülse.

O Tigre, inclusive, vive situação praticamente oposta ao rival deste domingo. Com apenas cinco pontos, o clube catarinense está dentro da zona de rebaixamento do Brasileirão, e precisa vencer para sair.

Desfalques

O Bahia tem três desfalques confirmados para o jogo. O zagueiro Kanu e o meia Carlos de Pena estão suspensos porque receberam o terceiro cartão amarelo contra o Fortaleza.

Já o volante Nicolás Acevedo se recupera de uma cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito. Por outro lado, o atacante Thaciano volta após cumprir suspensão.

Enquanto isso, o Criciúma não terá à disposição o zagueiro Wilker Ángel, que está com a seleção da Venezuela em preparação para a Copa América de 2024. O atacante Felipe Vizeu segue em recuperação de uma lesão muscular na coxa.

O zagueiro Rodrigo e o lateral-esquerdo Trauco, que cumpriram suspensão diante do Athletico-PR, ficam novamente à disposição de Cláudio Tencati.

Criciúma x Bahia

Criciúma

Gustavo; Jonathan, Rodrigo, Thiago Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto, Higor Meritão, Ronald Lopes e Matheusinho (Marquinhos Gabriel); Bolasie e Eder. Técnico: Cláudio Tencati.

Bahia

Marcos Felipe; Gilberto (Cicinho), Gabriel Xavier, Victor Cuesta (Rezende) e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Thaciano e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.

Motivo: nona rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Data e horário: 16 de junho de 2024 (domingo), às 18h30 (de Brasília)

Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)

Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Leandro Matos Feitosa (SP)

Árbitro de vídeo: José Cláudio Rocha Filho (Fifa-SP)

Transmissão

TV: Premiere

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Leia mais